Lume de sentimentos
A liberdade é a maior riqueza que podemos possuir;
Desde o simples ato de pensar, até o complexo ato de agir.
É quando voamos!

A alegria é a magia variando dia após dia.
Se ela bestializa? ...? Quem sabe? Só sei que grita.
É quando acordamos!

A incerteza eu não sei bem...
Nem o mau do além de seu aquém
E ela está? Quem saberá!
É quando paramos!

Esperança é a criança que confia ansiosa “o possível”;
E inocentemente ávida o impossível.
É quando sorrimos!

Sexo é outra coisa,
É mais que gênero:- prazer efêmero.
É a epifania consumada na intimidade dos corpos.
O sal purifica os poros e decifra mistérios;
É o ópio da sensação devorando a razão enquanto grita impropérios.
É quando gozamos!

Saudade é diferente: plural, complicada.
A distância é doença para quem é intenso.
Um vazio sofrido confundindo as jornadas.
Fuga desesperada de qualquer argumento.
É quando sofremos!

Morte – para quem vive é o fim da presença;
E o que fica deveras é ausência, mais presente que o dia que há.
Uma fada envelhecida, desencantada, perdida.
Por não saber eternizar...
Ainda vivemos!



À Sidney Duarte
In Memoriam
para sempre em meu coração.




Revisão e pitacos: Lisa Bastos.
79 Responses
  1. L. Aguinaldo Says:

    Minhas palavras são pequenas demais para caber nessa imensidão de fogos explodindo a cada sensação alucinante de uma leitura de textos seus. Resumindo: Fantasticamente perfeito.


  2. Luuh,

    Suas palavras não são pequenas demais....eu as adoro e sei que elas são tão grandes como você.

    Pensa em um sentimento, e traduza aqui pra gente...

    Beijos e flores....sempre!


  3. L. Aguinaldo Says:

    Êxtase,
    É como se fosse um pulo de asa delta em um dia sem ar
    É poder experimentar um suco de laranja em época de morango
    É delirar e manter-se são
    É navegar em torno da razão e agir por instinto, emoção.
    É quando estamos a amar.


  4. Confiança - o ato de confiar nos tras segurança, amor, sem ela ñ andamos, ñ sonhamos, só pensamos em infedelidade, com ela o amor fica com um sabor diferente, um jeito sincero e companheiro.. é quando descobrimos a amizade


  5. Unknown Says:

    Que lindo texto,adorei,parabéns querida.Que o senhor continue te inspirando a escrever essas coisas belas.Beijos.


  6. A liberdade é a maior riqueza que podemos possuir;
    Desde o simples ato de pensar, até o complexo ato de agir.
    É quando voamos!



    Belissimo!! Parabéns pelo blog Lindissimo. beijos


  7. Doni Says:

    Essa ta bacana, meus parabéns.
    Vamos la, eu fico com uma repitida.
    Alegria, mas aquela que pessoas como eu carregam dentro de si des de criança, aquela que nunca devemos deixar morrer dentro de nós.
    Essa acredito ser a alegria mais pura, a alegria de uma eterna criança dentro de nós.
    Que todos que aconpanham essa nossa alegre criança chamada Jackie, nunca percam a criança que existe dentro de cada um, e para aqueles que acham que a perderam, procure direito, ela esta brincando de esconde esconde com você hahahahaha.
    Bjs minha amiga.


  8. Luuiz..
    Falei que suas palavras são grandes demais...perfeito... êxtase!

    Mais beijos...mais flores!


  9. Má, menina linda....

    A confiança é o que nos faz inocentes...

    Beijos e flores...


  10. Patty....

    é a magia da poesia....que ela nos inspire!

    Beijos e flores!


  11. Dany....

    Sempre ela né....a liberdade. Almas livres...

    Beijos e flores


  12. Doni....

    A alegria tem que ser repetida...reinventada...explícita...igual a sua e a minha....

    Te gosto muito...
    beijos e flores!


  13. Renata. Says:

    A felicidade é a liberdade que sentimos, quando voamos; é a alegria, quando acordamos; é a incerteza, quando paramos; é a esperança de quando sorrimos; é o sexo de quando nos entregamos e gozamos; é a saudade sofrida; a morte não morrida e o extâse de quando amamos.
    A felicidade é tudo isso e muito mais.

    ps: amei as tuas palavras. não lembrava deste blog, mas após verificar minha caixa de email ainda pouco, me deparo com essa imensidão de palavras. E me sinto tão feliz em poder saborear pratos novos *-*

    ah, eu faço uns rabiscos no meu blog, quando estiver entediada, dê uma passadinha por lá. Minhas palavras não se comparam às tuas belas palavras. Mas, falar de sentimentos é sempre bom, né? :*


  14. Renata,

    Perfeito... adorei! A felicidade é tudo que podemos desejar...

    Que bom que você tenha reencontrado o Rota, espero tê-la sempre presente aqui...

    Visitarei seu blog, também adoro descobrir novos sabores.

    Beijos e flores...até breve!


  15. PauLo KorEa Says:

    Gosto de falar sobre saudade... como já tem algo sobre, eu prefiro comentar sobre outra realidade.

    O olhar é quando falamos coisas impronunciáveis para as cordas vocais
    É emoção e razão em sua mais agradável combinação indistinta
    inteligível em suas cores variadas
    Onde passeamos de mãos dadas em lugar de único dono
    E vemos que a alma não é o labirinto confuso que pensamos
    É quando começamos a aprender como conhecer uns aos outros


  16. Marrocos Says:

    Jackie, é simplesmente maravilhoso ler os seus poemas, porque tem tudo a ver com o meu dia a dia. Fico contente de vc poder expressar aquilo que eu sinto em palavras, é realmente incrível. Abraços moree...Tati


  17. Paulo...meu raro!

    Saudade é um sentimento incrível mesmo. Mas o olhar...é um sentido, supra sumo do sentimento!

    Beijos e flores!


  18. Taty...menina linda!

    É inspirado em nosso dia a dia!
    É muito bom tê-la aqui!

    Muitos beijos e muitas flores pra tí!


  19. Edson Herrera Says:

    Thanxxxxxxxxxxx...psicanálista de graça! uhuuuuu!!! Vc é fodaaaaaaaaaa!!! Te amo little sister!!!

    Edson Herrera


  20. Edson...

    Ai ai...olha o que você me faz dizer:

    - A GENTE É FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. QUE PATIFARIA! KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Te gosto pacas...beijos e flores raras!


  21. Jaque,

    Lindo texto, descrição perfeita de sentimentos tão simples mas quando sentidos se tornam complexos de serem entendidos.

    Grande beijo.


  22. Anônimo Says:

    A saudade, um sentimento gostoso quando pensamos naquela pessoa tão especial que esta longe.
    Fica mais gostoso ainda, quando sabemos que em breve vamos encotra-la e ficamos naquela expectativa de imaginar como vai ser o reencontro.
    Jack quero ter você sempre comigo, mesmo tendo que sentir saudade, mas nosso reencontro vai ser melhor que nosso encrontro.
    Te adoro muito, você é a amiga que jamais achei que ia ter, você me faz sentir saudades sua.
    De sua irmã Naiara
    (mais conhecida por você como Nai)
    Bjos e até SABADO.


  23. Anônimo Says:

    Sentimentos, ah, os sentimentos... Tão complexos, mas tão importantes que chegam a ser instintos, sentimos sem querer e os seguimos sem saber. Coisas absurdas passam para o patamar de aceitável através deles e vice-versa. Sem sentimentos não há humanidade. E através deles também a perdemos.

    Beijos linda! Desculpe o desaparecimento, mas não estou em uma fase boa.
    Te adoro e também sinto saudades...
    Logo, logo volto! =)


  24. E como são complexos Elis...

    Beijos e flores, eternas!


  25. Nai....nem sei o que dizer...menina...ai ai ai...

    Saudade é triste né...mas nesse caso é gostosaaa.

    Beijos e até sábado...ou segunda.... hehehehhe


  26. Anônimo Says:

    Tristeza
    Nos abarca, nos abraça, nos envolve
    Braços de polvo, fortes e longos
    Nos beija, beijo profundo
    E quando diz que vai ficar conosco,
    É quando choramos.


  27. Priii....

    De algum jeito vai passar.... Bela definição!

    Adorooo você menina linda!


  28. Unknown Says:

    Jaqueline, a liberdade nos é dada para aproveitarmos, de forma intensa, o presente que Deus nos confiou: a vida.
    O bom é isso: nos permirtimos sempre que sejamos surpreendidos por essas surpresas que essas sensações nos trazem. Se todos esquecessem mágoas passadas, não haveria tanto realismo em nossos corações, realismo esse que nos tira, por vezes, a vontade de sempre estar sorrindo e sentir felicidade por estar vivo.

    Mais um texto perfeito.....

    Bjos e flores, dona Jaqueline....

    Alan Miguel


  29. Alan....

    Falta o perdão não é mesmo? Como sempre, uma compreensão absolutamente lógica! Muito obrigada.

    Muitos Beijos, Muitas Flores!


  30. Top blogs Says:

    Meu cara Estou impressionado do seu post!


  31. Wilma Gomes Says:

    Linda... suas palavras conseguem ser fantásticas!!! Mais uma vez, arrasou!!!! Bjus mil


  32. Top...raro!

    A poesia prevalece...quando ela quer, entra na mente da gente e domina tudo...

    Seja bem vindo ao Rota...

    Beijos e flores


  33. Willminha....

    Fico tão feliz quando você participa!

    Mais uma vez, criança linda, obrigada pelo carinho.

    beijos e flores, tão raras como você!


  34. Muito bom jaqueline! Firme, suave, envolvente!


  35. Luciano sr21 Says:

    liberdade é voar
    alegria é acordar
    incerteza é parar
    (e pensar, daí vem a inspiração)
    esperança é sorrir
    sexo é gozar
    saudade é sofrer
    (qto maior a saudade, menor a distancia)
    morrer é viver
    (este o inicio)

    linda poesia!


  36. Luciano....

    Obrigada pelo comentário....

    Belas definições. Adorei! Muito Obrigada! MOnte sua tenda por aqui!

    Beijos e flores!


  37. Texto sensível e inteligente... Gostei muito! Parabéns!!! (E continue escrevendo...)


  38. Professor,

    Com sua ajuda posso melhorar muito.
    Viva a Literatura. "A poesia prevalece."

    beijos e flores.


  39. Sentimentos que respiro e que me inspiram.
    Tão lindo, tão doce. As palavras saem com um encanto delicioso.
    Adorei

    Super beijo


  40. Thi,

    Obrigada por estar sempre comigo, me incentivando!

    Beijos e flores


  41. Parabéns pelo blog. Sou de Coimbra, Portugal. Aguardo a sua visita também. Um abraço. www.anildo-motta.com



  42. Anildo...que legal!

    Seja bem vindo ao Rota!

    Visitarei sei blog, com certeza!

    Beijos e flores!


  43. Cassyah...

    Seja bem vinda ao blog.
    Monte sua tenda por aqui!

    Beijos e flores.


  44. Olá, Querida Jaqueline!

    Fiquei encantado com sua verve.
    Um fraternal abraço


  45. José,

    Obrigada pela visita, fico imensamente feliz que você tenha gostado.

    Espero tê-lo sempre por aqui.

    Beijos e flores.


  46. George Bueno Says:

    Saudade é diferente!

    http://leia-atentamente.blogspot.com/

    Beijossss!


  47. Nada do que eu disser aqui vai conseguir expressar o que realmente sentilendo esse texto maravilhoso!
    Perfeito, Jackie! Simples assim...
    Minhas palavras chegam a ser repetitivas quando tento descrever o sentimento bom que as suas palavras me trazem.
    Sentimentos são tão... tão...complicados, complexos. Mas, o que seria de nós, pessoas, sem eles? Seres vazios, apenas!

    "A alegria é a magia variando dia após dia.
    Se ela bestializa? ...? Quem sabe? Só sei que grita.
    É quando acordamos!"


  48. Linda Karen,

    O que seria de minhas palavras sem o incentivo de vocês...apenas palavras soltas... Preciso de você e de todos para continuar...

    Mais uma vez, obrigada por estar aqui comigo.
    Beijos e flores!


  49. Luia, Says:

    Ainda vivemos...
    A liberdade declamada em versos de asas longas
    A alegria contida em momentos puros
    A incerteza perpetuada a cada dia
    A esperança renovada em apelos
    O sexo nutrido de imaginação
    A saudade sem limites
    A morte e suas razões
    As flores de Jaqueline
    As palavras e outras paixões

    Luia


  50. Luia,

    Você é lindo e tão grande quanto seus riscos, rabiscos e palavras.

    Mais uma vez, obrigada pelo carinho e por estar sempre aqui comigo.

    Beijos e flores


  51. Luana Silva Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  52. Luana Silva Says:

    Pra mim é complicado conseguir descrever em palavras, dar sinônimos, definições, parâmetros, para qualquer coisa que eu sinta, quem dera então, poetizar... Mas posso ver que sentimento mexe com todo mundo, e lendo os comentários vejo que inspira todo mundo também...rsss

    Sentimentos pra mim são como sentidos;
    -Tente explicar pra alguém que nunca se apaixonou o que são coisinhas no estômago, borboletas, contrações....suor gelado.

    Um sentimento pra mim?

    - Amor

    Porque só um se temos vários pra sentir?

    Porque pra mim o AMOR é o único sentimento que me faz ter junto, tudo numa coisa só, todos os sentimentos que já experimentei.

    Quando era pré-adolescente achava que não conheceria o AMOR e senti a INCERTEZA.

    Quando conheci a PAIXÃO, achava que AMOR era bobagem;

    Quando conheci o sexo, descobri que PAIXÃO te deixa sonhando nas nuvens, mas o TESÃO te deixa sonhando acordado;

    Quando descobri a SOLIDÃO, conheci a SAUDADE; quando vi que o tempo cura, parei de ter AUTOPIEDADE, voltei a ter AMOR PRÓPRIO.

    Quando descobri que SEXO É OUTRA COISA, conheci a FELICIDADE;

    Mas quando descobri o AMOR, aprendi que posso ODIAR, ser FELIZ, ter RAIVA, IRA, INCERTEZA, ESPERANÇA, LIBERDADE, ALEGRIA, SAUDADE, ANGÚSTIA, CIÚME, DESEJO, EGOÍSMO, GENTILEZA, HUMILDADE, LUCIDEZ, LOUCURA, MEDO, PAIXÃO, RAZÃO, SOFRIMENTO, TRISTEZA, VONTADE..

    e continuar AMANDO.


  53. P*** que o pariu!!! Desculpa, mas p**** q o pariu de novo!
    Gostei pra c******! rs rs rs

    "É a epifania consumada na intimidade dos corpos.
    O sal purifica os poros e decifra mistérios;
    É o ópio da sensação devorando a razão enquanto grita impropérios."
    o ópio devorando a razão lembra até Fernando Pessoa, em muita intensidade.
    Também gostei da fada, velha, desencantada, obrigado por me proporcionar sua leitura nessa manhãzinha chuvosa. Grande abraço, e não paremos!


  54. Lua...

    O amor é junção..liberdade, perdão;
    é o descanso da alma ao ninar a paixão.
    É a cumplicidade total, é entrega;
    é tão lindo quanto o céu, na primavera;

    Todo amor que houver nessa vida, pra você.
    Beijos e flores,


  55. Gabriel,

    Vindo de você...nem preciso falar nada né!
    Menino doido! hihihi

    Adoro suas críticas.
    Beijos e flores, sempre!


  56. Luana Silva Says:

    Felicidade pra mim é querer surpreender e ser surpreendido


  57. raoninovaera Says:

    oi minha queridíssima jaqueline...é um prazer mais uma vez passar por aqui...e me deparar com suas belas palavras...um poema bem requintado com palavras bem trabalhadas...parabéns mesmo...e o principal que o sentimento com o qual vc escreve não é vero? ;];]...beijão grande pra vc...muita alegria pra vc sempre...muita energia positiva...^^...adoro-te...Raoni


  58. Adinalzir Says:

    Um belo poema! Achei muito sensível...
    Agradeço sua visita e também por me seguir.
    Um grande abraço! :)


  59. Raoni,

    O que posso lhe dizer é que faz muita falta falar com você. Muita saudade sua viu!!!

    Quanto aos sentimenos, saudade...saudade...saudade!

    Beijos e flores, sempre!


  60. Professor,

    Obrigada pela visita!
    Seja bem vindo ao Rota!

    Beijos e flores.


  61. Ei , olha realmente espetacular gostei muito do blog e desse texto fantástico , coisas boas são pra ser apreciadas e divulgadas , trabalho muito , muito interessante continue assim linda , beeeijos :D


  62. Renatinho,

    Primeiro obrigada por estar aqui, permaneça!
    Fico imensamente feliz que tenha gostado dos textos, são gerados no coração!

    Beijos e flores.


  63. umberto Says:

    Teu cheiro me convence a ficar
    E me cativa a pedir que não pare
    - Vença o meu corpo como eu já venci o teu!
    E deixo do lado de fora do peito
    Meu medo e meu cansaço
    Para deitar-me ao teu lado,
    Casto de qualquer culpa.
    E ainda que eu não seja absolvido
    Renuncio ao meu perdão a ter me afastar.
    Na descoberta do teu refúgio perco a respiração

    Teu desejo me fez desaprender os meus limites
    E reviver tudo que eu não sabia que sentia.
    Quando tua pele queimou o meu espírito
    E o meu corpo tocou a tua essência
    Fui à luta com o coração na ponta da espada,
    Tendo a alma cravejada por um beijo
    Que de tão insensato tornou-se preciso.
    - Tua prece ouvi sem medo
    E minha pressa pelo teu apreço:
    Uma vida inteira num sorriso nu...

    E me sobra o silêncio de um sono que perdi,
    Que troquei pela paz que teu gosto me deixou.
    Quando teu delito abandonou meu corpo
    Marcou-me tua flor, meu amor, nossa cor.
    E destilo a ausência do teu corpo
    Na comunhão fraternal do que é um erro,
    Preso em poucos vestígios
    Só por essa noite...


  64. Umberto,

    Mais uma vez, não tenho palavras...dizer o que?

    Como lhe disse: "A POESIA É INCOMUNICAVEL, FIQUE TORNO NO SEU CANTO, NÃO AME."

    Beijos e flores!


  65. Bordunga Says:

    Liberdade, alegria, incerteza, esperança, sexo, saudade e morte... De tudo um pouco. Muito de cada um. Voar, acordar, parar, sorrir, gozar, sofrer e eternizar. Versou bonito. Beleza típica de vc!

    Beijo no coração.


  66. Bianca,

    Agradeço o carinho e a visita.
    Um afetuoso abraço pra tí.

    Beijos e flores.


  67. Luana Silva Says:

    "Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
    Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
    Se achar que precisa voltar, volte!
    Se perceber que precisa seguir, siga!
    Se estiver tudo errado, comece novamente.
    Se estiver tudo certo, continue.
    Se sentir saudades, mate-a.
    Se perder um amor, não se perca!
    Se o achar, segure-o!"
    (Fernando Pessoa)


  68. Luana Silva Says:

    "Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."
    (Carlos Drummond de Andrade)


  69. Luana Silva Says:

    "A Idade de Ser Feliz

    Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
    somente uma época na vida de cada pessoa
    em que é possível sonhar e fazer planos
    e ter energia bastante para realizá-las
    a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

    Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
    e desfrutar tudo com toda intensidade
    sem medo, nem culpa de sentir prazer.

    Fase dourada em que a gente pode criar
    e recriar a vida,
    a nossa própria imagem e semelhança
    e vestir-se com todas as cores
    e experimentar todos os sabores
    e entregar-se a todos os amores
    sem preconceito nem pudor.

    Tempo de entusiasmo e coragem
    em que todo o desafio é mais um convite à luta
    que a gente enfrenta com toda disposição
    de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
    e quantas vezes for preciso.

    Essa idade tão fugaz na vida da gente
    chama-se PRESENTE
    e tem a duração do instante que passa."


  70. Luana Silva Says:

    "Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito."
    (Clarice Lispector)


  71. Muito lindo! fazia um tempo que eu não passava pelo blog para dar uma lida, mas esse poema está profundo, parece que emntra na nossa alma. Lindo, não sei outras palavras para definí-lo.

    Beijos


  72. Querida May,

    Some não garota.

    "A poesia prevalece."

    beijos e flores.


  73. Unknown Says:

    Lindo poema, a liberdade esta para nós, como o céu para o voo dos pássaros! Tenha um lindo domingo.


  74. Nuvem, nuvem, branca nuvem...

    Obrigada pela visita...um dia lindo pra ti!

    beijos e flores.


  75. Luana Silva Says:

    Lindona.....é incrível como não dá pra viver sem senti-los, e o mais louco é que como em segundos o que estamos sentindo pode mudar....de repente algo acontece e a tranquilidade que estávamos sentindo some e vira tudo um turbilhão de ira, ódio, inquietude...desespero....mas o melhor de tudo isso é que no mesmo segundo tudo pode voltar ao normal!!!
    por isso não devemos desistir nunca diante de uma situação complicada, porque no mesmo segundo tudo pode mudar...tudo pode acontecer no caminho!!
    um beijão e um canteiro de gazâneas pra alegrear o nosso dia, mas com sol....muito sollllll!!!


  76. Unknown Says:

    Sábios pensamentos. Parabéns.


  77. Unknown Says:

    Jack minha flor, indiquei seu blog para receber o selo Blogger Stylish Award como um dos quinze blogs que eu mais gosto. Para isso, passe lá no meu blog e leia o post sobre o selo e os procedimentos para não quebrar essa campanha legal de interação entre blogs de qualidade. Bjo no seu coração.


  78. Maria Tereza,

    Com certeza escolherei meus quinze blogs e entrarei nessa campanha maravilhosa.

    beijos e flores.


Postar um comentário

Deixe sua pegada...

Salvar postagem como PDF: PDF
Licença Creative Commons
Este é um trabalho de Jaqueline Zanetti e está licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.
Baseado em um trabalho para o blog Rota Psicodélica.
  • Eu sou letra simples

    Minha foto
    Ora palavra perdida em frases complexas. Ora frase perdida em textos que de hora em hora contestam a amargura que ora para ser encaixada em versos de rimas doces.