“Pra não dizer que não falei das flores”
Algumas pessoas dizem que religião, política e futebol são assuntos que não devemos discutir. Mas em ano de copa do mundo e eleição é impossível ficar alheio a esses assuntos. A copa do mundo passou, acabou, e os sorrisos foram fazer morada em outros rostos, em outro continente.

O mais importante é o que vem por ai. Fazemos parte da miríade de estrelas que se vestem de verde e amarelo. Como não amar este País? Como deixar de acreditar, por mais que seja difícil em seu progresso?

De repente, nos vemos com uma arma nas mãos, nosso voto. Mas, quando paramos para refletir e escolher um candidato descente, nos vemos em um imenso labirinto, cheio de gente despreocupada com o futuro desta incrível nação.

Estão confundindo antigos guerrilheiros com guerreiros, os burgueses estão “apostando” em campanhas mais humildes. Até a televisão está em cima do muro. Logo ela, que manda e desmanda neste país. Um completo caos.

Escolher um lado, um partido, está impossível, porque, analisando calmamente, o que percebemos é que os políticos não estão formando partidos, mas sim, quadrilhas, e o pior, completamente desorganizadas, nem para isso eles têm competência. Pessoas se candidatam sem mesmo saber qual função exercerão, e ainda fazem chacota com a cara dos verdadeiros guerreiros que ainda acreditam que tudo pode melhorar.

Eu acredito em heróis, aliás, os encontro todos os dias, porque heróis, na minha opinião, são pessoas que lutam, que levantam de suas camas e enfrentam a guerra cotidiana em seus empregos, sub-empregos, mendigam dignidade e voltam pra casa ao final de sua jornada de trabalho querendo apenas refúgio, abrigo.

São pessoas humildes, que acreditam, e, mesmo diante de tal situação, como por exemplo, o caos dessa politicagem sem nexo algum, não deixam de ter esperança em um país mais digno, lúcido, justo, honesto. Um Brasil com direitos iguais, com governantes descentes, que tenham vergonha na cara.

Precisamos de políticos que saibam diferenciar qualidades básicas de cestas básicas, que cumpram suas promessas, que tenham bom caráter.

A mesma pergunta de sempre: votar em quem? Eu não sei. Talvez, em nenhum desses que ai estão. Talvez votar em branco, ou não votar. No dia “D” protestar contra a falta de opção, contra a falta de postura e comprometimento que eles têm com o povo brasileiro.

Há tanto por fazer, por falar, é tanta informação negativa sobre os possíveis sucessores políticos desse país, que as ideias embaralham-se como mosaicos lapidados ao contrário.

Não suporto a ideia de que tudo nesse país acabe em samba e carnaval, odeio a expressão tão popular “Jeitinho Brasileiro”, soa tão vergonhosa, como roubar as sobras da própria mãe.

Está na hora de mudar, de crescer, de ter mais vergonha na cara, e que nenhum desses candidatos que aí estão, consiga tirar da gente o orgulho e a coragem que temos, por sermos brasileiros, por sermos heróis do cotidiano, pois somos cidadãos de bem e temos que ser exemplos em todos os lugares que estivermos, por que o exemplo arrasta, diferentemente de palavras e palavras lançadas ao vento. Está na hora de sermos eleitores responsáveis, pensar e repensar nossas atitudes para que esse não seja o princípio do fim do futuro.

Políticos que entendam que líderes são pessoas que guiam o povo para algum lugar, que vão abrindo caminhos, apresentando soluções, para que essa nação possa estar no lugar que é dela por direito: em primeiro no ranking do melhor lugar para se viver no mundo.



53 Responses
  1. O "não se discute", virou desculpa para não mexer em ferida aberta, desculpa para não levantar os olhos e ver a podridão que está lá fora. Mas como chegar a alguma solução, sem discussão. Discussão, entenda-se, umatroca de idéias com objetivo de chegar a uma solução comum que nos leve à evolução.
    Recebemos tamanha responsabilidade, somos armados com o poder de ascender aquele que nos representará, aquele que nos levará à prosperidade, ao progresso. Mas tantos de nós não sabem utilizar este poder. Lamentavelmente, já via isso acontecer, nos tempos de escola. Representantes eram escolhidos por serem engraçados, debochados, bonitinhas... quase nunca por seu comprometimento.
    Aliás, vejam as campanhas, dá pra ver compromisso? Que campanhas tão omissas e escorregadias são essas, onde fala-se muito e diz-se tão pouco, no final. Orgulham-se de ter um número histórico de eleitores, enquanto eu lamento por grande parte deste número não saber o que fazer.
    Mas algo pior ainda me entristece. Roubam às claras e não se faz nada, não há mobilização da massa. No entanto, se aquele time de futebol está mal no campeonato, organizam-se protestos, pichações, quebra-quebra, pedem a cabeça do presidente, do técnico, dos dirigentes, vão buscar os atletas nos aeroportos, afim de tirar satisfação. Enquanto isso, aqueles que deveriam ser pressionados com força igual ou maior, entram e saem de aeroportos, restaurantes e qualquer outro lugar, sem ser incomodados.

    Fiz questão de escrever este comentário, ouvindo uma das músicas que mais me toca e que sempre me emociona, cada vez que a ouço. Sim, esta mesma que intitula este belíssimo texto.

    Como verdadeiro brasileiro, ainda tenho a esperança de que conseguiremos mudar, mesmo que demore. Temos a arma não mão, só precisamos saber utilizar. Não tenho vergonha nenhuma em dizer que se ninguém me agrada, eu anulo mesmo. Numa empresa, se nenhum candidato satisfaz, ela simplesmente não contrata ninguém. Não existe essa de chamar o "menos pior". Se não convence, não entra ninguém, não aceitamos ninguém. E que venham outros. Assim deve ser na política também.

    Esperar não é saber. Quem sabe faz a hora...Então, vem, vamos embora... não fiquemos esperando, não sejamos telespectadores, mas agentes decisivos, poderosos


    Jackie, adorei o texto. É um assunto tão importante a ser discutido. E o título... não poderia ser melhor.
    Despertou uma grande emoção em mim e o desejo enorme de interagir o mais rápido possível.

    Super beijo

    Thi


  2. Thi,

    Agora pensa, convivemos com política desde crianças e aprendemos muito cedo a escolher errado e depois ficar omissos a tudo. Acho que tem que mudar, protestar, fazer barulho, tirar a corja do poder. Temos que dar mais valor a esse País incrível. Sinceramente acho que não votar, nesse momento, é a melhor coisa, como forma de protesto e indignação.

    Beijos e Flores.


  3. Anônimo Says:

    Nossa, adoro o assunto, adoro saber que existem pessoas decentes. Sonho com um dia em que a população, em sua grande maioria, abrirá a mente para tudo isso.

    O Thiago lembrou muito bem o caso no futebol, que eu não preciso repetir. Adorei Thiago, as pessoas deveriam abrir mais os olhos/coração/mente, ver o "futebol", o "nosso time" em Brasilia, na sua cidade, no seu Estado, precisam tomar a frente no "poder".

    Gostaria de aproveitar o momento para pedir desculpas aos meus vizinhos quando eu aumentava o som da minha casa para que não só eu escutasse a música Pega Ladrão de Gabriel o Pensador, pensava poder deixar uma mensagem em voz alta e clara para que todos pudessem compreender a mesma contida na letra, doce ilusão - "... uma andorinha só não faz verão" - porque logo em seguida ouvia um dos vizinhos comentar - Ah, que nada, ele rouba mas faz! - e isso me indignava, como me revolta ver que, como esses políticos sabem que essa massa pensa como esse meu vizinho, eles não se importam em mudar, eles não se importam em roubar, em exercer a politicagem com vigor.

    Mais uma vez nossa querida Jaque "batendo um bolão" com esse assunto que precisa sim ser discutido de forma saudável, precisamos voltar nossos olhos e ouvidos para a política no nosso país, assim como muitos fazem para o seu time do coração, para a nossa seleção em época de copa do mundo.

    Pelo amor de Deus, quando reagiremos com tal vigor para a nossa política/educação em nosso país, quando deixaremos de criticar apenas os atores de Hollywoody que vieram a falar a VERDADE sobre as coisas que perceberam em nossa pátria, quando deixaremos de olhar para o nosso próprio umbigo e olharemos para a nossa vontade como sendo a vontade de todos e principalmente a dos mais necessitados nessa nossa pátria mãe gentil?

    Encerro com um trecho da música citada inicialmente:

    "... A miséria só existe porque tem corrupção
    Desemprego só aumenta porque tem corrupção
    Violência só explode porque tem tanta miséria e desemprego
    Porque tem tanta corrupção!

    "Todos que me conhecem sabem muito bem que eu não admito
    O enriquecimento do pobre e o empobrecimento do rico."

    E você, que nasceu nesse país
    E que sonha e que sua pra ser feliz
    Você presta atenção no que o candidato diz?
    Ou cê vota em qualquer um, seu babaca?
    E depois da eleição você cobra resultado?
    Ou fica ai parado de braço cruzado?
    Cê lembra em quem votou pra deputado?
    E quem você botou lá no Senado?..."


  4. Red,

    Nós estamos no meio desse temporal de corrupção, justamente por causa de vizinhos como os seus, como os meus. Pessoas que perderam os verdadeiros valores. Mas, somos diferentes, e temos que protestar de alguma forma, gritar que estamos indignados com tudo isso.

    Beijos e flores.


  5. ROBERTA Says:

    Não tem nem o que falar....seu texto diz tudo.....
    Orgulho de ser brasileiro sim, mas conscientes q só depende de nós continuarmos orgulhosos

    parabéns flor, cada dia melhor em seus textos

    Deus te conserve assim

    bjão


  6. Roberta.

    Me pergunto o tempo como devemos conscientizar as pessoas. Acho que temos que começar por nós mesmos, depois para as pessoas mais próximas, e quem sabe, um dia, nosso Pais inteiro se contamine com consciência e atitude?

    Beijos e flores


  7. Luana Silva Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  8. Luana Silva Says:

    Há alguns dias atrás recebi um email que me deixou indiguinada, em anexo a ficha de cadastro de alguns candidatos à cargos públicos, 3 itens da ficha de todos eles me chamaram muito à atenção: Ocupação, Grau de instrução, Limites de gastos para a campanha, fiquei surpresa com o que li....
    O Tirica (alguém lembra dele? aquele da florentina?) tem como ocupação Ator e Diretor de Expetáculos Públicos, chic né? mas isso é o de menos, o grau de instrução? Ensino Fundamental INCOMPLETO, limite de gastos para a campanha eleitoral? 3.500.000,00, isso mesmo, vou colocar em extenso pra ninguém achar que errei nos zeros, são 3 milhões e quinhentos mil reais para ele usar na campanha, fazendo uma conta rápida, um pai de família, trabalhador honesto, que tenta todos os dias colocar pão na mesa da sua família, demoraria para ganhar essa quantia aproximadamente 550 anos, confesso que achei que minha calculadora estava errada e refiz as contas várias vezes, mas é isso mesmo, 550 anos pra poder juntar a quantia que um cidadão que nem sabe o que um Deputado Federal faz, tem para gastar com a campanha dele, que alias faço questão que vocês assistam... http://www.youtube.com/watch?v=qJqD6SrrOA4.
    O pior é que esse foi o primeiro anexo do email, tem também a Tati Quebra Barraco, cantora e compositora, essa pelo menos conseguiu terminar o ensino fundamental, com 2.000.000,00 pra usar na campanha, tem o Kiko do KLB, músico, ensino médico completo, 5.000.000,00 ele tem pra gastar na campanha, tem a Suelem vocês conhecem?, ajudaria se falar Mulher Pêra?, imagino que saiu da mesma cesta de frutas da mulher melancia, da melão, sei lá...essa sabe ler e escrever, juro que tá na ficha dela, grau de instrução: lê e escreve, ela também ganhou 3.000.000,00 pra campanha, alias a Mulher Melão também concorre, isso sem falar, no Romário, no Vampeta, no Danrlei, dá pra não se indiguinar? Conheço várias pessoas que ralam de dia e cursam supletivo a noite pra poder conseguir um trabalho descente, digno, que pudesse no mínimo lhe oferecer a comida pra por na mesa, porque hoje em dia até pra ser gari tem que concorrer a concurso público, e em alguns lugares você só concorre se tiver Ensino Médio Completo, nesse a Mulher Pêra estaria de fora, agora pra se eleger Deputado, Senador e até Presidente ler e escrever já serve, &¨%%#$$#%¨*&....estou indiguinada.
    Política defini-se : Arte e ciência da organização e administração de um Estado, uma sociedade, uma instituição etc., o gerenciamento de uma dessas instituições ou do conjunto delas.
    Alguém conhece uma empresa que contratou uma pessoa que apenas lê e escreve para administrá-la?
    Pra mim qualquer candidato a qualquer cargo público nesse país teria que passar por preparação, faculdade, curso técnico, pra que no mínimo saiba o que ele tem que fazer quando estiver governando uma nação ou parte dela. Não que ter curso superior faça de alguém a melhor opção, mas quem gostaria de ser atendido por um médico que não sabe distinguir sangue de suco de uva?
    Isso aqui é um país, com gente que sofre, ama, luta, sorri, e no final quer apenas alguém que faça do seu país a casa de todos nós.


    Lindona, perfeito, acredito que teremos muitas discuções por aqui, é um assunto amplo, com muitas vertentes , que acredito eu, apenas um comentário não será suficiente... pode ter certeza que irei me expressar mais de uma vez, desta vez!!!!

    Um beijo gostoso de quem sofre junto contigo quando você demora a postar, e se delicia junto contigo a cada forma de expressão dessa galera inteligente que frequenta o Rota...

    até o próximo comentário....

    Um jardim de flores pra você!!!!


  9. ✿⊰ Says:

    Acho q acreditar, sempre é ter esperança...não acredito em promessas...acredito em fatos...de política não entendo nadinha,mas tenho noção de q o país só vai pra frente se todos fizerem a sua parte. Eleição é uma coisa séria, e quem colocamos no poder é de nossa responsabilidade. Pena q Brasileiro tem memória curta...mas o Brasil é um país lindo e cheio de coisas maravilhosas...

    beijinhos...


  10. Wilma Gomes Says:

    Como diria Renato Russo " Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado". É impressionante como essa letra apesar de ser antiga, é super atual. Passou o tempo e nada mudou, tudo jogado ao vento mesmo. Mudou os rostos, as promessas, novos partidos e novas formas de enganar o povo...
    Ainda temos tempo para mudar! Façamos cada um a sua parte.... O Brasil, é o país do futuro...
    Jackie, você como sempre é demais! Representou muito bem o que muitos brasileiros pensam e sentem... Parabéns! Bjs


  11. Luuuh-a...

    Você está tão indignada quanto eu, é uma vergonha pessoas de bem como nós, sofrermos essa injustiça, vamos lutar contra isso, votando conscientemente, mantendo nossos valores básicos.

    Flores raras e beijos emocionados!


  12. Aci, minha BARBARA

    Temos que nos informar cada vez mais, para lutarmos contra toda essa quadrilha de corruptos.
    Também acho essa País lindo e incrível, e temos que preservá-lo assim.

    Beijos e flores.


  13. Linda Wilminha,

    Eu represento a indignação, que assim como você, RR e tantos outros, tem contra essa corja de assassinos de esperança.

    Beijos e flores, sempre.


  14. Doni Says:

    Concordo com você minha amiga, mas em todas eléições trocamos seis por meia duzia porque o povo não sabe votar, e não é ensinado a votar.
    A midia e o sistema em eleições sempre dão enfaze aos cargos teoricamente mais importante, como PREFEITO, GOVERNADOR ou PRESIDENTE, mas temos que aprender que quem manda e desmanda nesse sistema corrupito não são eles e sim os que estão teoricamente abaixo como VEREADORES e SENADORES, esses sim se não se mexerem nada acontece.
    Quando abordamos uma pessoa e peguntamos "Em quem você vai votar?" a resposta esta na ponta da lingua, a vou votar em fulnao (PRES.) e fulano (Gov.), mas se perguntamos para quem você ira votar para os outros cargos geralmente não se tem resposta, ou então a resposta será em alguem do partido, o que não siginifica que seja a pessoa mais correta.
    Como moro em outro estado e não transferi meu titulo, esse ano devo votar em transito, porem, só poderei votar para presidente. Sendo assim como não poderei fazer mutio pelo nosso Brasil confesso que estarei comprindo com a OBRIGATORIEDADE do voto mas a minha opção não será direcionada a nenhum candidato.


    Bjs Doni


  15. Querido Doni,

    Concordo com voce também. Acho que é a falta de informação e interesse dos eleitores, que tem feito com que nosso país tome rumos cada vez mais complicados. E o pior, temos tudo para sermos felizes, como diria o poetinha, mas acontece que não somos.

    Beijos e flores.


  16. Edson Herrera Says:

    Jackie... Lembra do Philippe Seabra na música Brasília? Pois é, Utopia na mente de alguns... "essas pessoas não fazem nada"...

    Beijãoooooooooooo


  17. Eu concordo com o Philippe Seabra. "O concreto já rachou, não é mesmo"?

    Mas querido Edson, precisamos quebrar tudo e constriur novamente, precisamos acreditar e trabalhar para construirmos um país descente.

    Te gosto muito.
    Beijos e Flores.


  18. raoninovaera Says:

    Adorei Jackie...sou seu fã...vc escreveu de uma forma dura e carinhosa ao mesmo tempo...linda mesmo...um beijo grande pra vc...coNtinue firme na sua caminhada...buscando sempre o bem...cultivando os bons pensamentos sempre e lutando contra os sentimentos ruins...e qto ao processo político votem nulo(não em branco,é anular) ou pelo menos nos partidos de extrema esquerda...infelizmente para grande maioria: O PODER CORROMPE...BEIJÃO DO SEU GRANDE AMIGO RAONI...


  19. Maverick Says:

    Olha sou brasileiro e apaixonado pelo meu PAÍS, mas concordo que temos uma imensa falta de OPÇÃO para candidatos(as), temos que ter em mente que com nosso governo atual prosperamos mais do que outros governos passados que só tiravam e tiravam mais e mais, voto consciente não é la muito o jeito do brasileiro mas espero de todo o Coração que essa eleição tenhamos um pouco de confiança e um surto de inteligência para votarmos na pessoa certa para dirigir nosso AMADO país...

    Texto Muito BOM..........

    Só pra constar sou Brasileiro naturalizado na República Popular do Corinthians..

    Saudações Corinthianas a todos............


  20. Flor, perfeito o texto - como sempre!

    Realmente, muitos preferem não tratar determinados assuntos por não terem conciência de sua importância!
    Todos os dias nos deparamos com a ausência de seriadede, honestidade e verdade da parte daqueles que se dizem nossos candidatos.
    Precisamos estar alertas ao que vemos, ouvimos, lemos e, repensar, reavaliar o conteúdo e a forma da política no nosso país!
    A política expressa os diversos interesses em conflito na sociedade. O "árbitro" deste jogo é, ou deveria ser, o povo, mas este, por sua vez, se omite.
    Nó temos em nossas mãos a possibilidade de mudar a história da política no nosso país! Cabe a nós, cidadãos, mudarmos nosso pensamento, abrirmos os olhos pra essa fraude que tem sido a política no Brasil e fazermos nossa parte, reinvindicando nossos direitos e lutando para fazer do Brasil um país ainda melhor...

    Parabéns, Jackie... como sempre você foi ótima!

    bjinho no coração!


  21. Raoni, lindíssimo.

    Amargar a esperança, é como matar a criança que fica escondida dentro da gente. Por mais que as coisas sejam difíceis, não devemos desanimar.

    Força sempre.
    Beijos e flores....saudades


  22. Maverick, querido.

    Nosso país melhorou, mas, pode melhorar muito mais, e o mais importante, estes escândalos tem que parar, essa vergonha.

    PS: somos conterrâneos, também sou naturalizada na mesma república que você.

    Beijos e flores.


  23. Cara Karen, linda flor.

    É justamente o que os governantes deste país precisa: seriedade, respeito, amor à pátria, e, nós, eleitores, precisamos de consciência na hora de escolhermos nosso futuro.

    Mais uma vez, obrigada por estar aqui.
    Até breve.

    Beijos e flores.


  24. É fato: o jeitinho brasileiro envergonha... Nossos políticos e representantes nos envergonham... Qualquer um acha que pode nos representar, e, pior do que isso, muitos qualquer um conseguem...
    Mas... Cadê as flores que você ia falar? =P
    Brincadeira!


  25. Noooooossa, essa Sol está muito Sol-no-Lenta mesmo. Engraçadinha.

    Pior que tudo isso, estão tirando uma com a nossa cara. Não podemos deixar.

    Beijos, e, pra não dizer que não falei de flores, flores, muitas flores pra você.

    Obrigada por estar aqui mais uma vez.


  26. Anônimo Says:

    Política é sempre um assunto complicado de se discutir, porque no geral não somos preparados ainda para isso. Essa mudança com que todos nós sonhamos e que você explicitou muito bem, Jackie, só será percebida quando uma "revolução" for feita: uma revolução em nossa educação, com nossas crianças. Esse, na minha humilde opinião, é o começo de tudo. Aí sim, as coisas começaram a melhorar e teremos mais orgulho ainda de viver aqui, nessa terra de muitas culturas, mas de um povo unido no mesmo sentimento: esperança.
    Mas um bom texto Jackie, suas ideias são muito boas...
    Beijos carinhosos!


  27. Pri...

    Acho que quem deve fazer essa revolução somos nós, para que nossas crianças aprendam cedo que só com coragem, é que se consegue alguma coisa.

    Te gosto muito pequena.
    Beijos e Flores


  28. Luana Silva Says:

    Não pude deixar de compartilhar depois de ler...
    em duas partes
    parte 1/1


    "A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE.
    (ARNALDO JABOR)

    O que foi que nos aconteceu?
    No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, 'explicáveis' demais.
    Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas.
    Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola.
    A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira!
    Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada!
    Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos!
    Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo!
    Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz!
    Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de 'povo', consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações 'falsas', sua condição de cúmplice e Comandante em 'vítima'!
    E a população ignorante engole tudo... Como é possível isso?
    Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.
    Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.
    Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito...
    Está havendo uma desmoralização do pensamento.
    Deprimo-me:
    Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?'


  29. Luana Silva Says:

    parte 2/2

    A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo.
    A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais Aos fatos!
    Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.
    No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.
    Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da república. São verdades cristalinas, com sol a Pino.
    E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de 'gafe'.
    Lulo-Petistas clamam: 'Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT ? Como ousaram ser honestos?'
    Sempre que a verdade eclode, reagem.
    Quando um juiz condena rápido, é chamado de exibicionista'. Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de 'finesse' do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...
    Mas agora é diferente.
    As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte.
    Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem , de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o Populismo e o simplismo.
    Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em 'a favor' do povo e 'contra', recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual. Teremos o 'sim' e o 'não', teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição Mundo x Brasil, nacional x internacional e um voluntarismo que legitima o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.
    Alguns otimistas dizem: 'Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de Verdades'!"

    "O TSE determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lula'."
    porque será?


  30. raoninovaera Says:

    minha querida jack...eu nunca desanimei nao...mas sou convicto de que as opções para votar sao raras...ou vai me dizer q votaria num serra ou dilma?eu jamais...acredito que se quiser mudar algo,é atuar nas periferias em projetos de assistência social,onde nós mesmos vamos trabalhar com as crianças de hoje,e nao depender q o governo faça algo...fazer para acontecer e nao esperar quem façam por nós...
    beijo no seu coração...adoro vc... ;]; ] ;*


  31. Luuuuh-ah,

    Eu nunca vi tanta corrupção em um governo só, tantos escândalos, e as pessoas, parece que se acostumaram a isso, parece tudo normal. O governo Lula, usa a ingenuidade para camuflar a verdade. Estão tentando tirar até a liberdade de expressão, algo que nosso país conseguiu com tanta luta, com tanto sangue derramado. Que tristeza!

    Beijos e flores.


  32. Lindo Raoni,

    Não votaria por várias razões em nenhum desses dois candidatos, tenho consciência, memória de elefante e amo meu país. E você tem toda razão, se formos depender dessa corja, vamos retroceder muito.

    Gosto muito de você.
    Beijos e flores.


  33. Sabe, Jaqueline, eu li seu texto e gostei muito, também gostei muito dos comentários. Pensei, pensei em algo para dizer mas a verdade é que fico tão indignada com a situação que acho que o que dizer não é mais o mais importante, e comecei a pensar no que fazer. Trouxe para todos algo que todos já devem ter visto, mas vale a pena deixar aqui, que é o site da ficha limpa:http://www.fichalimpa.org.br/
    eu um grande abraço para ti e força para todos na luta pelo país que tanto amamos e que precisa de ajuda.

    Beijos


  34. Luana Silva Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  35. Luana Silva Says:

    Pois é Lindona, e parece que quando achamos que já vimos tudo, aparecem com uma forma nova de usurparem o que é nosso!!!
    E com isso o dinheiro, que poderia fazer desse País o melhor país pra se viver no mundo, vai parar no bolso, na cueca, na meia, na pqp de fdp que não sabe o que é não saber ler, não ter o que comer, não conseguir emprego, sofrer preconceito...
    A última agora foi a do filho da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, por tráfico de influência. Agora me diz que diferença essa pessoa tem daquele traficante da favela???
    Agora se a mãe Sra. Erenice, que é a figura política em questão, fosse uma pessoa honesta, integra, não permitiria nunca que o filho praticasse essa picaretice.
    Ela, se condenada, com certeza entrerá pro ficha limpa, ou melhor, se excluirá dele...rsss.
    Vale à pena conferir a dica da May, pra quem não conhece o Ficha Limpa é um projeto de Lei feito pelo povo, com a arrecadação de milhões de assinaturas de brasileiros votantes, o projeto de Lei foi sancionado e hoje é uma arma muito importante para os brasileiros terem algum acesso a ficha dos candidatos que ele terá como opção para voto.
    Porque é bem verdade que é uma decisão complicada, são muitos candidatos, principalmente Senadores e Deputados que são realmente os que colocam projetos de Lei em funcionamento, não adianta o Presidente fazer um projeto perfeito se ele não for aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados.
    Essa semana ouvi um absurdo no ônibus, quando segui para o trabalho, aliás, ouço cada absurdo no busão...rsss
    O cara começou a conversar sobre política com o pessoal próximo, pensei??!!??, pô legal né, o cara é interessado, uma pessoa que se preocupa com o país e tal...ai ela me solta...
    "Cara, cê viu o Tiririca...pior que tá não fica!!! Eu vou votar nele, o cara é foda! Ah meu, chapei, como pode? só pode ser palhaçada né??? o cidadão que já acorda reclamando da situação dele, que ganha pouco, que emprego ta difícil, que arroz tá caro e o escambal, me fala que vai votar no Tiririca...ah não! isso me brocha, sinceramente.
    A massa não tem noção do poder que ela pode ter se ela se unir.
    Por isso ...I Dare You To Move! Eu te desafio a se mexer!

    Um campo inteiro com flores pra ti...e um beijo gostoso.

    De quem te admira e te ama muito!


  36. umberto Says:

    ...mas também morre quem atira!

    “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz”.

    Estes tempos que se criam a partir de agora e que se chamam novos tempos se caracterizam não só por estórias, mas também pelo o que mais se sabe dizer. A lei da evolução de Darwin mais uma vez se faz presente e, quem sabe, necessária.

    O instinto sobressai sobre a razão, a mente se torna ainda mais capaz de persuadir e, por que não dizer, conquistar?!?! Afinal, o céu é o limite, acredite! E o caminho é longo até chegar a resposta da indagação que se faz todo dia quando acorda: Espelho, espelho meu, existe alguém mais.......................do que eu? (o espaço está livre de propósito e pode ser completado de acordo com que se está pensando no momento da leitura).

    As coisas mudam de nome, mas continuam sendo o que sempre serão. Uns chamam de amor (#¥€®ǽ) , outros de precisão (£≠±¶¤) , mas e eu? Não tenho palavras para explicar o que é isso. Antes eu nunca tinha visto e provavelmente nunca mais verei igual. (Obs.: Se queres regularidade, direção ou mesmo um sentido concreto neste texto, então perdeu seu tempo. É melhor ir ler HQ, pois isso é para ser interpretado e não para se divertir).

    Voltando às aulas de como ser bem sucedido em sua vida, ignore agora os capítulos:
    1- Seja Fiel Às Suas Concordâncias
    e 2- Nunca Se Mostre Melhor Que Ninguém.

    Vá direto ao penúltimo que reza:
    99- Na Ausência de Todos Os Outros Requisitos Anteriores, Ajoelhe-se.

    O último acaba se tornando fundamental para você também:
    100- Ninguém Pode Fazer Isso Tão Bem Quanto Eu.

    A propósito, o meu manual só vai até o numero 10: Respeitar, Se Fazer Respeitar E Nunca Penhorar Este Respeito.

    Quanto vale uma verdade? A verdade é uma expressão matemática, daquelas que mescla números e letras e que o resultado pode ser igual ou menor que zero, mas quem fala a verdade não merece castigo, enquanto a mentira vale tanto quanto quem a conta.

    Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro. Neste mundo onde nada tem dono, onde quase nada tem real valor de fato e nem tudo dura para sempre, o simples, porém importante, fato de se ter seu nome limpo ainda faz muita diferença.

    Quem o conserva maculado apesar das pressões: sair pela porta da frente da empresa que trabalhava (mas que lindos braceletes cromados você tem), por uma carona de táxi, por um ou dois quilos de carne e não se esqueça da conta do barzinho, entre outras façanhas, ainda consegue um pouco de respeito.

    A inteligência é um dos bens mais preciosos que temos, pois é certo que ela nasce com a gente e também é certo que somente nós podemos perdê-la. A nós competem os cuidados para que ela não desapareça ou se atrofie. Não falo da falta de estudo, pois a sabedoria que se adquire no decorrer dos anos é uma inteligência a qual devemos respeitar sempre.

    Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. A vida é um boomerang que jogamos, às vezes para acertar alguém, às vezes para vermos até onde ele pode ir, e ele um dia volta. Ele pode voltar limpo, mas cheio de arranhões, ou totalmente liso ou ainda, pode voltar sujo do sangue de quem você acertou e ao tocá-lo você se sujará também.

    Não te esqueças dos gritos dos teus inimigos; o tumulto daqueles que se levantam contra ti aumenta continuamente. Por isso cuidado por que cem amigos te cumprimentarão todos os dias, mas um único inimigo te seguirá de longe a vida inteira.

    Não estejais inquietos por cousa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.


    “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome”.

    Lindo, profundo e brilhante escrito Jackie, parabéns.

    Bjo enorme para ti.


  37. umberto Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  38. umberto Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  39. umberto Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  40. May, como vai?

    É exatamente o que deve ser feito, tem parar de falar tanto e fazer mais. Enquanto as coisas resumirem-se em palavras, esse pais vai continuar como está, ou pior, regredir 500 anos. O site do ficha linda é muito interessante, e todos devem acessar antes de votar.

    Beijos e flores.
    até breve.


  41. É Luana,

    Cada dia está pior, é uma safadeza só, uma trairagem, gente comendo gente. As vezes desanimo sabe.

    Mas...não podemos. Sempre em frente.


  42. Umberto,

    ainda bem que temos a poesia, ainda bem que ela prevalece. Pois é ela que nos ajuda a esquecer um pouco o caos em que se encontra nosso país.

    Obrigada por estar aqui.
    Beijos e flores


  43. Anônimo Says:

    jAQUE, vc consegue ser linda até quando protesta. sou seu fã incondicional, gostaria que vc escrevesse mais aqui no blog. adoro sua inteligência.GOSTARIA DE TER VC MAIS PERTO DE MIM, gostaria de ver vc de novo, nem que fosse de longe.

    seu fã anônimo.
    e vote nulo.


  44. Este comentário foi removido pelo autor.

  45. Fã anônimo,

    Até para protestar temos que ter delicadeza. Penso bastante também a respeito de votar nulo. É um caminho.

    Quanto à sua manifestação de afeto, vou ter que usar uma frase do CAZUZA: "Só quem se mostra se encontra, por mais que se perca pelo caminho".
    De qualquer forma, obrigada pela visita.


  46. Luia, Says:

    Fiquei muito empolgado em me deparar com o seu Blog, gostei muito do li.

    Uma grande e positiva energia para ti (você)!

    Luis
    Te convido para visitar o meu blog: http//facocomtraco.blogspot.com


  47. Luis,

    Seja bem vindo. Junte-se aos PSICODÉLICOS.

    Já visitei seu blog, serei sua hóspede, se não se importar. Adorei sua arte. Parabéns!

    Beijos e Flores!


  48. Acaso Says:

    Infelizmente Jackie, é notória sua, minha toda a indignação da prepotência existente em homens (que se dizem nos Poderes).

    Poder? Creio que o dicionário deles esteja ao avesso, pois o que eles desfrutam dessa palavra é o poder aquisitivo, poder imoral, poder de safadeza, poder da imoralidade, poder da insanidade de se beneficiar-se sem nenhum remorso ao trabalhador que levanta cedo e é escravizado pedindo o mínimo:
    * Educação e Arte
    * Saúde
    * Segurança
    Coisas básicas que um ser - humano digno precisa pra se viver, porém nem isso temos.

    Espero que a cada ano de eleição que se passe, o brasileiro possa se integrar mais sobre a política e em seus candidatos à serem votados, e não votar em Palhaço de circo, por que lá já está cheio deles.

    Um grande Beijo.
    Um grande Texto.

    Um grande Abraço.

    Te amo sempre!


  49. Isso mesmo Gú,

    Dicionários avessos, políticos bandidos, população cada vez mais alheia e perdida...Nosso país está um caos, o circo está armado há tempos!

    Um beijo doce e meu melhor abraço...pra você.


  50. Bordunga Says:

    O dia em que tivermos políticos em nosso país que vão à luta como as pessoas lindamente aludidas por vc neste texto, aí sim teremos heróis governando nosso País. Neste dia teremos prazer em discutir política e ainda mais orgulho de sermos brasileiros.

    Beijo neste seu coração psicodélico, deste coraçãozinho aqui, tão paradoxal.


  51. Querida Bi,

    Rezo para que esse dia chegue logo, mas pelo visto não será nos próximos quatro anos. Quero muito estar enganada quanto à isso, mas...sei não.

    Um afetuoso abraço.
    Beijos e flores.


  52. Anônimo Says:

    "que essa nação possa estar no lugar que é dela por direito: em primeiro no ranking do melhor lugar para se viver no mundo." ...Onde? Como? Por quê? Somos um povinho tão medíocre!


  53. Pessoa rara, somos uma nação guerreira, não confunda otimismo e alegria com mediocridade.

    Acreditaaaaaaaaaaaaa.......

    fique por aqui...
    beijos e flores.


Postar um comentário

Deixe sua pegada...

Salvar postagem como PDF: PDF
Licença Creative Commons
Este é um trabalho de Jaqueline Zanetti e está licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.
Baseado em um trabalho para o blog Rota Psicodélica.
  • Eu sou letra simples

    Minha foto
    Ora palavra perdida em frases complexas. Ora frase perdida em textos que de hora em hora contestam a amargura que ora para ser encaixada em versos de rimas doces.