Essência
Entre um gole e outro de lucidez, cá estamos outra vez, distintos e lúcidos retardando a queda. Cara ou coroa? Vamos jogar e tentar sair daqui?

Caracterizando a essência do sentimento, ao sabor da nóia da paranóia, customizamos o pensar, brincamos em verso e prosa de ser e estar, pois a imaginação é um latifúndio fértil, onde não existe terra imprópria.

Nadando contra as tolices, sobrevivemos diariamente ao cálice da má vivência dos sentimentos, aos quais não sabemos dar valor e sentido, e se ilusão é ruim, o que é bom para quem é centrado apenas em si mesmo?

O triste é que tudo tem um preço.

A marca que deixamos no universo é a nossa essência, a clareza e a riqueza das nossas ações e sentimentos, pena que algumas pessoas pensam que a única marca que importa é a da roupa que se veste, ou a do perfume que se usa. Que pena! O verniz não brilha se o objeto não tiver invenção.

A curiosidade nos faz prisioneiros da necessidade do saber, e às vezes, corremos tanto para chegar ao coração da vida, que nos esquecemos que há vida em nossos corações.

Por que tanta busca se o pouco que a gente tem é ouro para quem nada tem? Devemos aprender a olhar ao nosso redor, mas com aquele olhar virgem de quem acorda de manhã e abre a janela, desprovido de qualquer proteção ou julgamento.

O que percebo hoje em dia é que a pureza e a simplicidade caíram em desuso. Acho que é por causa do capitalismo, ou individualismo, ou consumismo exagerado, ou mesmo todos esses “ismos” somados com egoísmo formando outra palavra carregada de tristeza e solidão.

O que mais dói é que nós, eu e você, querido leitor, estamos cada vez mais abandonados em nós mesmo, eu aqui e você ai, bestificados com as situações, apostando as últimas fichas de coragem e, com a sobra de nossas forças, insistindo desesperadamente em não soltar o fim do fio da esperança, por que só ela acaba depois de nós.

E quando ela acaba, a luz se apaga, o pano cai, o palhaço lava o rosto e vai para casa. E o que fica é a sensação da alegria roubada, um caminho abstrato e o fim da essência que desfiguramos ao longo de nosso caminho. A essência de nossa própria vida!





Duas almas Psicodélicas.
Uma acredita que “tudo pode acontecer no caminho”.
A outra acredita que “quando se aprende a amar o mundo passa a ser seu”.
Só pode dar “MERDA”,com o perdão da palavra.
Obrigada Lisa Bastos pelos deliciosos diálogos, ESSÊNCIAIS para a criação desse texto.


46 Responses
  1. fe013 Says:

    Realmente o capitalismos e muitos outros ismos somados... dão uma palavra bem mais aterradora ao meu ver.
    O mundo deixou de existir. Muitos preferem segurar um objeto qualquer do que uma mão de algum amigo.

    Parabéns pelo texto.
    Beijos.


  2. Querido Fê, e é tão melhor segurar a mão de um amigo. Tão mais seguro e real, e no final das contas, é o que realmente importa. Viva a amizade, e saúde aos verdadeiros amigos.


  3. Nossa essência humana não acabou, mas se transformou. Se tranformou em algo áspero e fedorento com o passar do tempo... Isso entristece, sim, mas enche o coração de alegria quando vemos alguém diferente disso. Olhemos para nossas exceções, já que nossas regras estão podres. Guardemos nossa essência, por mais "careta" que pareça ser.
    Mais um belo texto, Jackie. Você mais uma vez foi maravilhosa. Me sinto orgulhosa de ter você por aqui.
    Abraços e beijos afetuosos!
    =D


  4. É Pri, realmente foi uma transformação ruim, mas a esperança morre depois de nós, não é mesmo? Não deixemos de acreditar nisso, pois é exatamente isso que nos faz diferentes e especiais.

    Beijos e Flores.
    Você é muito linda.
    Força sempre!


  5. ROBERTA Says:

    como sempre vc escrevendo de dar inveja né.....a essencia é tudo no ser humano, com ela vc constroi seu carater, seu caminho...e ajuda a construir outros......
    Parabéns flor
    bjão


  6. Querida Roberta, a essência é a marca da nossa alma. Que nunca a percamos porque, no final, é a unica coisa que sobra da gente.

    Um afetuoso abraço.


  7. Sol NO Lenta Says:

    O que mais gostei foi do "A curiosidade nos faz prisioneiros da necessidade do saber, e às vezes, corremos tanto para chegar ao coração da vida, que nos esquecemos que há vida em nossos corações"
    Tà lindo, nêga!


  8. Mas é verdade não é Sol? A gente corre, corre, corre, e esquece do realmente é importante, e as migalhas de nossa essência vão caindo pelo caminho.

    Beijos e flores SOL no (v)LeNtA!


  9. Essencial amiga...

    O que mais me encanta nos nossos devaneios e divagações é que nós sempre chegamos à alma dos nossos sentimentos e nos propomos a encontrar uma maneira mais leve e gratificante de merecermos a vida e de melhor vivê-la.
    Acreditamos na essência e creio que isso nos dignifica e nos mantém fortes, na amizade, nos ideais, na nossa maneira rara de ver uma luzinha longe no fim desse túnel escuro de egoísmo e solidão.
    Mais uma vez, doce amiga, você manteve inabalável a sua fórmula secreta de me SURPREENDER.
    Te amo maninha!!!
    Beijo no coração!


  10. Essencial amiga Lisa Bastos (SERENÍSSIMALB), a minha essência unida à sua, transforma-se nessa coisa insuportável para todos que nos cercam, mas todos eles tem uma certa inveja do que temos, porque somos verdadeiras, vivemos o que sentimos, nos entregamos de alma e meia a Graça de viver e encontramos as saídas quando menos esperamos.

    Amo tê-la como amiga-irmã. Você é essencial na minha vida. Mais uma vez, obrigada pelos deliciosos diálogos.

    Força Sempre, para você que ama e por isso tem um mundo que é só seu.


  11. Maverick Says:

    "E quando ela acaba, a luz se apaga, o pano cai, o palhaço lava o rosto e vai para casa."

    E como diria o poeta.

    "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
    (Charles Chaplin)

    E como já era de se esperar, esse texto ficou muito bom.......

    "Eu sinto que sei que sou um tanto bem maior"
    "Ser Essência muito mais"

    Beijoooooooooooooooooo

    Parabéns mais uma vez, belo texto.........


  12. Querido Maverick....

    Chaplin definiu nessa frase a verdadeira essência da vida, pena que muitas vezes nossos olhos estejam vendados.

    Ser essência muito, muito mais.
    É bom tê-lo por aqui!
    Beijos e flores.


  13. L. Aguinaldo Says:

    ás vezes temos de nos contentar com o que não nos deixa contente. O mundo é uma zaragata insensata!


  14. Luis, nós que temos almas poéticas temos é que não nos contentarmos de contente, embora dizem por ai que o poeta só é grande se sofrer...

    Que legal tê-lo por aqui.
    Monte sua tenda e seja bem vindo.
    Beijos e flores.


  15. Bordunga Says:

    Belo texto. Lindo trabalho com as palavras. Parabéns!
    O que acho mais belo acerca dos devaneios sobre a essência é que a gente acaba atraindo para perto de nós pessoas essenciais e, num repente, percebemos que há muitas e que elas caminharão ao nosso lado SEMPRE, pq faremos questão de suas companhias.

    A propósito, adorei o comentário do L. Aguinaldo.

    Beijo no coração.


  16. Olhaa...Bordunga!

    Bacana isso né! Principalmente porque para quem está perto, "o essencial é invisível aos olhos".
    O Luis Aguinaldo é um poéta, e estamos buscando juntos uma intimidade maior com as palavras.

    Beijos e flores.


  17. Pamela Says:

    E aii Jackie ficou massa ....

    Acho que de uma forma simples mais perplexa, se mostra o que nós seres estamos nos transformando, sem criatividade e sem ver a essencia das coisas da maneira com elas sao.

    Abraços e bjos saudades das suas doideiras.... hehehe


  18. Pam...e eu com saudade da sua timidez absurda.

    Vê se fica por aqui agora hein....

    Beijos e flores.


  19. alexandro Says:

    querida Jackie;

    Essência. Palavra Esplêndida.


    Às vezes realmente paramos e pensamos na essência, não de perfumes caros, mas sim da vida.
    Acaba-se a cada dia o aroma em nossas vidas, pelo odor horrendo e fútil da extrema e deprimente decadência da sensibilidade da essência dos sentimentos.

    Porém, também creio que a essência está no núcleo de aderirmos à idéia de que a vida se inicia quando o sol no leste se vigora, e que o mesmo nos dá a oportunidade de corrigirmos erros passados e usar o mesmo para melhoras diárias futuras, cotidianamente.

    Essência, pessoalmente, é viver o dia-a-dia, a cada dia um mistério, sem esquecer-se de vivermos cada vez mais progredindo sentimentalmente, até chegarmos ao fim. O que também não deixa de ser outra essência abstrata.

    A essência para mim, é a busca do peso perfeito e ideal entre a convivência entre a sociedade capitalista atual, sem perder a essência dos sentimentos existente em nós.

    A balança da essência. Pesamos.

    Amo-te!

    Gustavo Machado


  20. Gustavo, a essência é tão complexa quanto você!

    Também te amo, muito.

    Beijos e flores.


  21. raoninovaera Says:

    Querida Jackie... a Lei do Progresso é imutável,me refiro não somente ao progresso material ,mas,principalmente ao progresso moral e é justamente neste ponto que mora a dificuldade... e quem não começar logo e se reformar intimamente será banido e removido a outros mundos de evolução inferior para se resgatar, enquanto quem estiver trabalhando seu espírito valerá da regeneração...as maiores chagas da humanidade são o orgulho e o egoísmo...e somente quando esses sentimentos negativos forem destruídos pelo AMOR, o AMOR QUE O MESTRE DO AMOR(JESUS) NOS TROUXE, É QUE VAMOS SER IRMÃOS DE VERDADE...beijo grande
    Fonte: livro dos espíritos (allan kardec)
    joanna de angelis (mentora do médium divaldo pereira franco)...bjao


  22. Raoni, lindíssimo...

    Eu não sou tão espiritualizada como você, no entanto acredito com todas as forças do meu coração, que só com muito amor e bondade conseguiremos cuidar de nossa essência e transformar o mundo em que vivemos em um lugar bem melhor.

    É incrível a PAZ que você me passa!
    Mil beijos, mil flores, infinitos abraços.


  23. Aci Bárbara Says:

    O texto é lindo...Somos guardiães da nossa vida, do nosso saber e da nossa essência...Ser essência e muito mais!

    Bjos


  24. Ací...minha flor.

    Somos guardiães sim, pena que não somos tão fiéis à nossa essência.
    "Reciclar a palavra o telhado e o porão", o amor, o controle o perdão...

    Seja Feliz, força sempre!


  25. Luana Silva Says:

    Oi Lindona, mais uma perfeição que deságua de seus dedos...

    Pra mim a palavra chave desse texto é "amizade", acredito eu que quando brilhamos para o mundo, a essência já vem nos seguindo, e são pessoas que cruzam o nosso caminho que não deixam essa essência se dissipar, ser deixada de lado...amigos de verdade, como você tem,como eu tenho, que não deixam com que o "mau" (capitalismo, e todos os outros ismos) nos tire do foco daquilo que realmente acreditamos, daquilo que realmente somos, sorte a nossa de ter em nossas vidas, poucas, porém tão lindas amizades que fazem de mim, de você e de tanta gente boa por ai, pessoas ainda essenciais para que o que é bom não se torne poeira no infinito.
    O individualismo distancia as pessoas....o bom mesmo é estar junto, é amar junto, é ser essência e muito mais!!!!
    E que as duas continuem tento devaneios loucos sempre...eu apoio, o wiski é por minha conta...rssss!!!

    Faça o que é bom
    Sinta o que é bom
    Pense o que é bom
    Bom pra você
    Coma o que é bom
    Veja o que é bom
    Volte ao que é bom
    Bom pra você
    Guarda pro final
    Aquele sabor genial
    Se é genial pra você...
    Tente o que é bom
    Permita o que é bom
    Descubra o que é bom
    Bom pra você
    Beije o que é bom
    Mostre o que é bom
    Excite o que é bom
    Bom pra vc
    Um dia você me conta
    um dia você me apronta
    Um resumo do supra-sumo do seu prazer!

    Zélia Duncan

    Me lembrei dessa música, nem sei porque, talvez ela não tenha nada a ver com o texto, ou talvez tenha, se você olhar a parte que temos que fazer tudo seguindo aquilo que somos, se é bom pra nós, porque não?
    O importante e continuar fazendo tudo que é bom sem perder a nossa essência, cuide dela...tudo ainda tem salvação!!!!

    bjo linda...


  26. Linda Lua,

    A amizade é sim a base da vida de uma pessoa feliz, acredito que ninguém é plenamente feliz, no entanto, quando se tem amigos verdadeiros, pessoas com quem contar, tudo fica mais fácil mesmo quando está tudo muito difícil. Acho que é um dos momentos em que mais conseguimos preservar nossa essência.

    Adoro essa música e dedico ela a você!
    Linda Lua, linda essência!
    Amo sua essência, de coração e meio.


  27. Querida, Jackie... belo texto!

    No mundo moderno tudo gira em torno do dinheiro e do tempo. Entretanto, existem muitas regras e normas estabelecidas que não condizem com a realidade. Acredito que para viver melhor precisaríamos entender um pouco mais sobre nós mesmos. Fazer tudo com amor, ética, responsabilidade, sensibilidade e compaixão. Entender que nossa essência não está nos bens que conquistamos ou adiquirimos ao longo do tempo, mas dentro de nós. Lembrar que nossas atitudes escrevem nossa história!
    A vida é demasiado preciosa e simultaneamente curta para desperdiçarmos tempo excessivo com bens materiais. Por vezes, é tarde para perceber quanto foi mal gasta e infrutífera a nossa energia sacrificada em favor da recolha, da posse, da acumulação e ampliação de bens, de coisas, de dinheiro.
    Justificam-se tantos sacríficos? tantas coisas que nos escapam?
    Enxergar o próximo, colocar em prática nossos valores e fazer com que as pessoas aprendam a trabalhar os seus, ter fé e conduzir a nossa vida com ética e dignidade. E parar com essa busca por aquilo que não nos fará melhores, mas que acabam nos afastando do que realmente somos!

    Obrigada, flor... por acrescentar tanto ao meu dia!


  28. Karen, nesse mundo moderno tudo é tão frio...tão falso, tão pobre de amor, que às vezes ficamos empobrecidos, sem compaixão, sem tesão pela vida.
    Mas temos a complicada missão de sermos diferentes, temos que acrescentar coisas boas nas vidas das pessoas e não subtrair.

    Eu tento com tudo que posso.
    Adoro sua presença.
    Beijos e flores.


  29. Bem, gostei muito ^^ postei um comentário no meu blog, sobre esse texto, obrigada, mesmo ^^


  30. MAY,

    Que legal seu comentário. Quem quiser conferir, o link é: http://iedeiasepensamentos.blogspot.com/

    Eu agradeço mais uma vez de coração e meio a visita.

    Beijos e flores.


  31. Sentido conexo, sem nexo, e a partir do sexo é que cada um tem a sua vida, as vezes vivida e em outras nunca.
    É possivel continuar vivendo nos outros mesmo depois da morte...
    Varios são os tipos de marcas realmente boas que podemos deixar no universo, mesmo que fazendo coisas erradas. Mas será que é mesmo certo falar o certo e praticar o inverso? Ou o mais certo é ouvir o errado e fazer o certo? Viva Grande Otelo.


  32. Anônimo Says:

    "Perfeição... amor... compreensão !!!"
    Você... é o resultado de eu, definitivamente, crer em Deus !!!
    Bjo minha amiga... de q tanto me orgulho...


  33. Stee....

    Que bom que você está aqui compartilhando comigo a beleza e pureza das palavras. Otelo é O CARA, mas eu ainda acho que o certo é vivermos até o incerto com tudo que podemos.

    Beijos e flores.


  34. Anônimo,

    Que lindo! E por ser um comentário tão lindo e singelo, gostaria muito de saber quem é você, porque os meus amigos, eu chamo pelo nome. Quem é você? Dizzzz.

    Beijos e flores.


  35. Anônimo Says:

    Oie lindeza...
    Sou eu, "o anônimo"...rs (ELISÂNGELA)...rsrs
    Reiterando o que escrevi antes...
    Bjokassss


  36. Elisssssssss,....

    Lindaaaaaaaaaaaa. Muito obrigada. Reiterando a resposta!


  37. Will Says:

    Parabéns... Você sempre conseguir fazer de seus textos reflexão para todos nós.
    " Ser essência e muito mais".
    Bjus!!


  38. Will...minha querida flor,

    Precisamos de caminhos alternativos para enfrentar nossos dias difíceis. "Ser essência muito mais".
    Saudade de você, aparece.

    Beijos e flores.


  39. umberto Says:

    acho essa uma das mais incríveis e lindas palavras que já criaram. essência. sei lá, sugere respiração, tato, sentidos profundamente aflitos e apurados e instiga a vontade de ter, ser, estar. essência, me vem como o início e a renovação da vida.

    lindo texto e mais do que isso, importante para que jamais esqueçamos do que realmente importa: essência.


  40. Umberto, queridíssimo poeta.

    Que bom que você veio comungar comigo a essência das linhas preenchidas com palavras doces e sinceras. Que a essência dos bons sentimentos nunca nos deixe sozinhos nesse caos diário.

    Um afetuoso abraço,
    beijos e flores!


  41. San Says:

    Texto maravilhoso, e mais q verdadeiro!
    Parabéns!!! ganhou uma frequentadora assídua do seu blog :D
    Bjão


  42. San,

    Bem vinda. "Sintaxe à vontade". Monte sua tenda e sinta-se abraçada por todos os PSICODÉLICOS.

    beijos e flores


  43. O núcleo, a base,o tronco de onde partem todas as ramificações do meu viver, a essência. Meu rastro infinito que rabisca no tempo e na terra, aquilo que eu sou. O mundo em constante mudança, tenta engavetá-la, enfraqueçe-la e até comprá-la. E quantos não vendem a sua essência, fazendo do seu núcleo atômico, o dinheiro, a fama, o poder...?
    Falo como alguém que já teve sua essência enfraquecida, alguém que já permitiu que outros guiassem sua vida e lhe dissessem o que deveria ser "essência". Mas um dia, engavetada, trancafiada, porém ainda poderosa, minha essência, a real essência, gritou aos sete mares e explodiu com um vigor nunca antes alcançado. Nunca mais deixei de ser eu. Nunca mais deixei de correr peloes MEUS caminhos. Nunca mais deixei minha essência.
    A essência não se perde, mas pode ser enfraquecida e negada. Mas cedo outarde, espero que as pessoas acordem e reencontrem seus valores, busquem sua essência e se façam melhores.

    Adorei seu texto. Esta palavrinha me faz viajar em pensamentos, todos os dias. Estive por um bom tempo ansioso por um novo texto seu. Depois que publicou, fiquei ansioso para ter o tempo devido e fazer a leitura à meneira como ele merece, saboreando cada palavra.

    Super beijo

    Thi


  44. Thi...
    É incrível como o mundo insiste diariamente em roubar nossa essência. Só os heróis conseguem mantê-la pura, por mais que elas sejam tocadas pelos mazelas dessa vida.

    Agora...que você apareceu, já vou pensar em outro texto...Estava esperando por você, porque você só vem complementar o que escrevo.

    Adoro tê-lo por aqui.

    Beijos e flores.



  45. Passando com passos fundos bem marcados no cimento fresco...para agradecer sua visita e dizer que o seu blog tb é lindíssimo. E intenso, como suas letras. Bjos.


Postar um comentário

Deixe sua pegada...

Salvar postagem como PDF: PDF
Licença Creative Commons
Este é um trabalho de Jaqueline Zanetti e está licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.
Baseado em um trabalho para o blog Rota Psicodélica.
  • Eu sou letra simples

    Minha foto
    Ora palavra perdida em frases complexas. Ora frase perdida em textos que de hora em hora contestam a amargura que ora para ser encaixada em versos de rimas doces.