Mosaico
O que podemos exigir do mundo em meio ao caos em que vivemos diariamente? As pessoas não caminham, correm. É muita pressa e nenhuma prece. Tratam-se como estranhos no mesmo ninho, como se houvessem várias espécies diferentes, no entanto tão semelhantes, e me questiono... Se Deus é nosso Pai, quem não é nosso irmão?

As peças que juntei nesses vinte tantos anos de vida me ensinaram que quando a gente perdoa, a gente ama, e quando a gente ama, o sol brilha em nós.

Acreditemos no amor, sejamos gentis. O espírito humano pede novas experiências, então, que experimentemos a delicadeza. Vamos abrir as janelas para ver o sol nascer, sentir o calor e respirar a vida.

Precisamos mudar o modo de ver as coisas. A fragilidade do cristal não é fraqueza, mas sim delicadeza. E se admitirmos que a possibilidade de vida feliz seja criada apenas pela razão, a esperança de felicidade será destruída.

Amor, aventura, magia, paixão, impulso... Odeio pensar que sentimentos tão livres possam ficar presos dentro da gente, pois a liberdade e a singela beleza são boas demais para serem desperdiçadas.

Estamos sempre abalados e deprimidos pela reflexão forçada, que muitas vezes vem pela perda, estamos sempre perdendo coisas, principalmente as mais simples.

Você gostaria de voltar no tempo e fazer novas escolhas? E se voltasse, faria com doçura?

Eu não voltaria. Se pudesse, iria para algum lugar bom do futuro, onde as pessoas são mais sensíveis.

Os cacos do tempo formam um mosaico de todos os nossos sentimentos, onde nós, quando crianças, já nos vemos jovens, quando jovens já nos vemos velhos e quando velhos nos sentimos mortos. Não vemos mais nada.

Acho que está na hora de enfrentarmos o sol e a subida íngreme com dignidade e coragem, perder o medo, mudar o curso do rio, para chegarmos ao alto da montanha.

Nunca se esqueça que o importante é o que colhemos durante o caminho, e que o destino é impreciso qual intempérie do tempo para nos fiarmos apenas nele, porque as coisas são reais apenas quando compartilhadas.

40 Responses
  1. ✿⊰ Says:

    Oi Jackie...desculpa a demora pelos comentários...mas, mais uma vez eu digo: tu escreve bem pra caramba , menina!...o texto tá lindo...beijos


  2. Raríssima Ací,
    O importante é agora....E agora você está aqui....

    Amanheça brilhando mais forte!!!!
    Beijos!


  3. Lisa Bastos Says:

    Doce Jackie,

    O mecanismo da vida moderna tem nos roubado muito do que chamamos de valores primordiais. Hoje temos que ser fortes a todo custo e isso não rima com nenhuma demonstração de sensibilidade, pois ser sensível nos dias atuais é demonstrar falta de pulso e não ter pulso é não ter o respeito desejado.

    Claro que eu não penso assim!!!

    Mas conheço tanta gente que acredita nisso firmemente, e vive no vácuo mesmo almejando a paz de ser só o que se é.

    “Em paz eu digo que eu sou o antigo do que vai adiante...” – Em síntese. rsrs

    Todos os dias eu passo pelo mesmo caminho e eu poderia estar cansada de passar por ele, por parecer-me sempre igual, mas aprendi a enxergar o que quase ninguém se preocupa em reparar, aprendi a ver com os olhos de ver, e me permito apreciar aquela flor que não reconheci ontem na paisagem de pedra quando a minha pressa era maior, aquele sorriso precedido de um bom dia que aquele senhor que nunca houvera visto antes pronunciou a mim com olhinhos de sinceridade.

    Acondicionei-me a uma prática de acionamento dos sentidos que sempre tive e não exercia, visto que a vida no automático simplificava-me os aborrecimentos cotidianos.

    “De ontem em diante” resolvi-me pelo exercício das coisas simples e entendi que quando penso que estou melhor comigo e com o mundo, devo aplicar-me ainda mais em consegui-lo e nunca acomodar com o que incomoda, como já exorta nosso querido Fernando Anitelli.

    Parabéns amiga, pela credibilidade de sua visão diante de temas que muitas vezes não desenvolvemos por mera falta de coragem, coragem de assumirmos o que somos e o destino que estamos dando às nossas vidas.
    Beijo no coração, camarada d’água!


  4. Lilica, minha eterna camarada d´agua,
    é bem por ai... e o mundo só está como está por causa da falta de delicadeza que temos uns para com os outros....irmã, vamos ser diferentes...sempre....

    Beijos e flores....
    Dessa vez foi uma das primeiras hein...fiquei feliz!


  5. Tentar compreender o que nos mantém tão afastados uns dos outros é tão complicado, não é Jaque?!

    É por isso que acredito que palavras como as suas, se forem tomadas como refeições diárias, certamente estaríamos com coração tão mais puro, visão tão mais clara. Não devemos esquecer o que nos impulsiona, não devemos esquecer palavras como as suas, não devemos esquecer que estamos nesse mundo um pelo outro, coexistir.

    "Quando somos jovens, aprendemos. Quando ficamos velhos, entendemos." (Romancista austríaco - Marie Von Ebner-Eschenback)

    Então, que busquemos mais o entendimento na juventude, para quando chegarmos na idade avançada, possamos está em paz com a nossa consciência. Acredito nisso.

    Meus parabéns pelo texto fascinante.
    Bejos Jaque!


  6. Querido Red,
    Doses diárias de delicadezas seria ideal para todos se tratarem com carinho e respeito, está tudo tão individual, cada um por sí...será qe conseguiremos mudar isso?

    Caminhos psicodélicos pra você.
    Muito bom ter alguém tão lindo como você por aqui...

    Beijos e flores...


  7. Maverick Says:

    Bom serei breve!

    Eu não voltaria no tempo porque não me arrependo de nada, tudo o que eu fiz fiz porque me deu na cabeça, e se não fiz algo é porque eu não quis, então porque me arrepender?

    Muito bom o Texto é meu TU ESCREVE BEM PAKASSSSSSSSSSSSS é serio............


  8. MAVERICK, meu raro...

    Eu também não voltaria, pois não me arrependo de nada....só do que deixo de fazer por algum motivo pequeno.

    Obrigada mais uma vez pela presença.... beijos raros.


  9. Wilma Gomes Says:

    Fantástico o seu texto!
    Realmente a maioria das pessoas não estão preocupadas em amar e amar antes de tudo. Não enxergam o que é de mais importante na vida, correm diariamente em busca de coisas materias e o tempo vai passando e depois percebem que perderam tempo não semelhando amor entre irmãos.
    Como diria Renato Russo, o mundo anda tão complicado....
    Se eu pudesse, voltaria sim no tempo para refazer alguns capitulos da minha história.... Amaria mais do que pude....


  10. Como Sempre...

    Quanto mais o tempo passa, tão melhor são seus textos. Que você continue essa pessoa iluminada que sempre foi, nos tazendo suas linhas que sempre merecem um olhar especial.

    Fique com Deus
    Uma taça de vinho e uma bela canção.


  11. umberto Says:

    oi... como eu te disse, eu vim comentar. jamais deixarei de prestigiar teu talento e tua capacidade infinita de escrever sentimentos. penso até que tuas mãos são extensões do teu coração, pois teus versos e palavras nascem sentindo, batendo e pulsando vida.

    lindo texto e como disse, certa vez, um poeta gaúcho de nome Humberto Gessinger: "se eu soubesse antes o que sei agora, erraria tudo exatamente igual"

    rústico
    não se arrependa dos meus erros,
    dos meus acertos por acaso,
    não desmanche o rabiscado,
    todo crime ainda é perdoado.
    o que mais lhe agrada pode não ser
    o que realmente te fará bem
    e ao invés de se perder no tempo,
    procurando explicação nos outros,
    tente achar em si mesmo
    as respostas que lhe fazem falta.
    não se prenda tanto assim
    a tão pouco de mim,
    o que restar de tudo
    será o que sobrou de nós.
    por que ir pra tão longe
    se o tão perto já nos espreita
    se mesmo uma fuga tão perfeita
    não nos livra de sentir outra vez?
    não limite-se aos porque’s
    de razões inexistentes,
    não insista nas poucas provas
    de que a razão é mesmo real.
    não permita-se abnegar,
    não duvide-se do proibido,
    toda falta de sentido é só efeito colateral.
    mas tudo o que se sabe termina ao entardecer
    e a eternidade dura o tempo exato
    de algumas dúvidas.
    no silêncio alguém escreveu seu nome
    junto ao meu e se deitou ao meu lado
    enquanto eu ainda dormia.
    não duvide do mais fraco
    por querer ser abstrato
    não critique a razão e os motivos
    de quem quer ser herói.

    continue assim. viva, bem viva em nós.

    bjo grande para ti.


  12. Wilma,minha linda!

    Sei lá, as vezes parece que as pessoas tem medo de amar...amar o próximo, a sí mesmo... estranho né?

    Obrigada pela presença.
    Saudade de você viu...
    Aparece!


  13. Gustavo Gomes,
    Meu amigo...quanto tempo se passou desde que nos vimos pela última vez... Você ainda lembra das linhas tortas que escrevia em seus cadernos... Foi uma das melhores fases da minha vida... Eu estava me descobrindo e me entregando ao fantástico mundo das letras...

    Obrigada pela presença.
    Vamos dividir essa taça de vinho e o prazer dessa canção....

    Beijos e flores.


  14. Umberto, querido poeta!

    É muito bom compartilhar, tudo sabe, a vida, o amor, a paixão, poesia...Só assim as coisas tornam-se reais...quando as compartilhamos....

    Beijos e flores, grande poeta...
    Adorei o poema!


  15. Doni Says:

    Jackie, vou te contar uma mudança que eu decidi fazer em minha vida. Creio ja ter contado uma parte dessa fase da minha vida, eu sou paulista e a um + - 5 anos decidi sair de SP, na epoca tinha 27 anos, um fato definil o meu destino, comecei a namorar minha atual esposa que é de Belém-PA e em 4 meses de namoro me mudei pra Bel´´em sem nem conhecer a cidade.
    Bom, na época muitos em SP me chamavam de louco, hoje percebe que eu era louco sim, mas passei a ser um louco que vive a partir do momento que sai de SP pra morar em uma cidae mais que apesar de ser uma capital não chega nem aos pés de SP.
    Seu texto é o retrato de SP, mantenho meu orkut e meu msn com muitos contatos de SP, na grande maioria "amigos", mas a muito tempo não converso com nenhum nem mesmo pela net, e isso não por falta de tempo da minha parte.
    Evoluir é preciso, e como tudo tem um ciclo, acho que a humanidade esta no rumo predestinado a ela.
    Apesar de tudo, hoje eu posso cantar aquela musica do Engenheiros que tem o seguinte trecho..." Se eu soubesse antes o que sei agora erraria tudo exatamente igual...".

    Bjão
    E mta luz pra você!


  16. raoninovaera Says:

    Muito boa a sua análise...e te garanto que chegará o dia onde todos nós encararemos o nosso semmelhante como um irmão no que de fato já somos...estamos longe disse, o processo é longo e gradativo, entretanto os novos dias chegarão com muita luz e AMOR DE VERDADE: O AMOR FRATERNO..bjão minha querida..te adoro...


  17. Anônimo Says:

    Oi Jackie

    Siga seus impulsos, suas intuições, seu coração, confie em você e no seu talento, que conseguirá tudo o que quiser.

    O texto fala exatamente o que acontece muito, as pessoas se fecham para o mundo, muitas se deixam abater por acontecimentos desagradáveis e ficam descrentes de bons sentimentos.

    Pois eu prefiro a dor de perder, do que o nada de não lutar.

    Flor, Adoro tuas palavras...

    Beijos no coração ♥

    Elis Lourenço


  18. Doni...
    Ainda bem que você não seguiu a razão...
    Certamente estaria infeliz em São Paulo e não teria constituído a bela e amada família que tem agora.
    Quanto aos teus amigos, de repente eles ainda não entenderam a verdadeira razão de viver: o amor.
    Eles precisam aprender a serem mais delicados...

    Seja feliz....Brilha onde estiver!


  19. Raoni, gato mais gato....
    O amor ao próximo e a delicadeza da alma precisam tornar-se doses diárias, no mínimo uma injeção de cada uma pela manhã, quem sabe assim, não habitaremos um mundo melhor?

    Saudade de você...Beijos e flores


  20. Linda Elis...

    Sou fiel apenas aos meus impulsos e instintos, foi a maneira que encontrei para ser um pouco mais feliz... Eu concordo com você quando você diz que prefere a dor de perder, do que o nada de não lutar...É bem isso mesmo....

    Obrigada pela presença e carinho...
    Beijos e flores.


  21. Acaso Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  22. Acaso Says:

    a vida em si é um decoro, e em nós ainda, somente no coro
    não quero pregar o refrão, mas somente ajudar a compô-lo
    capazes somos de mudanças benéficas para sociedade
    Às vezes paro e revolto com nossa imensa fragilidade


    Mosaico é um ato de decorar. A vida é ato de viver
    Decoremo-la, diferentemente do que já há existente
    usaremos e abusemos, de nosso privilégio eminente
    de sermos humanos, capazes de agir gentilmente

    o caminho está em nossos pés todos os dias
    basta paramos para analisar essas analogias
    o amor, é fonte vital de vida e futuras ações
    com este texto lindo, abramos nosso corações


    o privilégio da gentileza, é ser gentil.
    o privilégio do respeito, é respeitar.
    o privilégio da aceitação, é aceitar
    o privilégio do amor, é amar

    “o amor é abrangível, aceite-o e o ame”


  23. Gustavo, meu raro!

    Precisamos nos amar mais, mais e mais. Eu acredito que só com muito amor é que conseguiremos transformar o lugar em que vivemos em um lugar melhor. Sabe, amar mais as pessoas mais próximas para irmos contaminando as outras pessoas, quem sabe, não conseguimos transformar essa selva...

    Amo você!
    Doidinho imponderado!


  24. Bordunga Says:

    "Os cacos do tempo formam um mosaico de todos os nossos sentimentos, onde nós, quando crianças, já nos vemos jovens, quando jovens já nos vemos velhos e quando velhos nos sentimos mortos. Não vemos mais nada."

    Guria, belíssimo texto e este parágafo, pra mim, matou a pau.


  25. É Bordunga,

    Talvez a solução seja a mudança de postura para que não haja mais cacos, e sim, partes inteiras, para que possamos aproveitar da melhor forma todas as etapas de nossa vida.

    Beijos e flores...


  26. Eu paro e analiso, todos os dias. A pessoas correndo, indo e vindo. Nunca há tempo. Tudo é pra ontem. São obrigações que as tiram da vida. Estão correndo e tentando tirar o atraso para outros, nunca correm por elas, para elas. O resultado é que a vida vai ficando em atraso. Fazem hora-extra pra acelerar o projeto. Trabalham no sábado para entregar o relatório e no Domingo, passam seu tempo planejando o que será da Segunda, como usarão seus segundos, o que dizer na reunião... Usam todas as horas que não dispõem para viver sem vida. Não sabem o que é a vida enfim. E os 10 segundos para olhar nos olhos e dizer eu te amo, já não acontecem há anos. Anos que parecem horas, pois tudo passou tão rápido. Tudo o consumiu e o cegou de tal maneira que não viu o tempo passar.

    Todos os dias eu vejo pessoas assim, pessoas que assumiram o bordão: "não tenho tempo". Lamentável. Estas pessoas me serverm de exemplo. Exemplo a não seguir. Vivo á minh maneira. O trabalho? Ele apenas é o "financiador" do meu viver. Há um mundo de pessoas queridas me esperando quando deixo minha cadeira no escritório. É para eles que eu vou. É ali que encontro o amor. Não há planilha que quantifique isso, nem razão, nem equação. Só vivemos quendo nos damos conta de que temos vida.

    Adorei seu texto e como sempre, tinha que tirar um momento especial para lê-lo. Pois, como uma pessoa que vive, ainda consigo tirar o meu tempo para apreciar aquilo que me agrada.

    Super beijo
    Brilhe onde estiver


  27. Thiago, que lindoooo, que lindo, que lindo!

    O seu comentário é extensão do meu texto. Fico imensamente feliz quando encontro pessoas como você, que consegue separar a pressa da prece, que tem outros valores, e que entende que o trabalho é apenas financiador, que o que importa mesmo, é o quanto ganhamos e damos em porções de amor.

    Muito, muito obrigada por estar aqui.
    Força Sempre. Brilhe Sempre!


  28. Jackie, Jackie...
    Não é atoa que digo sair sempre revigorada e uma pessoa melhor depois de ler seus textos!
    Voce é bárbara!
    Realmente, tem nos faltado delicadeza. O amor tem se esfriado e nós sequer demos conta que a pressa tem nos tornado pessoas frias e distantes...
    Ver com outros olhos, sentir mais, viver pura e plenamente... é o que precisamos! Não deixar as pessoas, os relacionamentos, a vida passar batido.
    Obrigada por acrescentar tanto, Florzinha...
    beijinho recheado de coisa boas!


  29. Linda Karen...

    Vamos cultivar outros valores...O amor inclusive!
    Quem agradece sou, deixou sua pressa para estar aqui comigo e com toda essa galera esperta aqui de cima.

    Seja feliz...
    Beijos e flores.


  30. Luana Silva Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  31. Luana Silva Says:

    É lindona, você está cada dia melhor no que faz com prazer.
    Aliás tudo aquilo que fazemos com prazer fazemos bem.
    e se você pensar no mosaico vai ver que são de cacos, de fragmentos do tempo, de tropeços, peças separadas que ao serem unidas por cola, argamassa, amor, paixão formam figuras, poemas, vidas...

    pensar em se transportar pra um futuro diferente da realidade que se vive é não mudá-la,

    " de ontem em diante, serei o que sou, no instante agora!" (Fernando Anitelli)


    "Um domingo à tarde sozinha em casa, dobrei-me em dois para a frente - como em dores de parto - e vi que a menina em mim estava morrendo. Nunca esquecerei esse domingo. Para cicatrizar levou dias. E eis-me aqui. Dura, silenciosa e heróica. Sem menina dentro de mim." (Clarice Lispector)

    passar de fase na vida é necessário, mas trazer consigo tudo o que a fase anterior te deu de bom é não perder a essencia, não endurecer, viva cada fase da vida como se fosse a única, e leve pra próxima tudo aquilo que for bom.

    Nos unirmos para mudarmos aquilo que acreditamos estar errado, é o que temos que fazer, depois de ler uma enxorrada de verdade e de ânimo pra vida como o seu texto e não ir a luta é sentar-se na beira do rio e apenas contemplá-lo passando....passando

    quem quer atravessar o rio? eu topo...pode ser de rafting? porque também tudo que se faz com emoção é mais gostoso...bora?

    "Me atiro do alto e que me atirem no peito, da luta não me retiro..." (Fernando Anitelli)

    Mais uma vez.... perfeito!!!
    te amo linda!!!


  32. Estamos constantemente perdendo alguma coisa, perdendo alguém e a pergunta que sempre faço é "até quando?".
    Semana passada meu namorado chegou pra mim e disse que não me amava mais, que tinha acabado e que ele não sentia o mesmo prazer em me encontrar porque eu o sufocava...
    O mais estranho de tudo foi ouvi-lo dizer que eu pensava muito com a emoção. Mas, afinal, pra quê eu vou querer a razão em um relacionamento?
    A razão esfria as coisas, e, às vezes nos faz mentir... Deixe-me chorar minha dor, deixe-me partir pra outra apenas quando ela me abandonar...
    A razão nos deixa pouco humanos e não é nela que quero viver...
    Não gosto de pensar muito, porque se pensar muito sempre vou enxergar o quanto alguns sentimentos que carrego são ridículos... Sempre fico mais tímida pensando...
    Vamos nos entregar a loucura dos sentimentos e ser feliz... Chorar apenas não vale a pena!
    Deus está conosco, ninguém pode ir contra nós!
    p.s: se o que sentes for raiva e quiseres matar alguém, pare um segundo e puxa a razão!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bobagens...
    Beijo!


  33. É Lulu, passar de fase é necessário...todas elas!São os pedacinhos que deixamos pelo caminho, que vão formando esse louco mosaico...Eu amo Clarice Lispector, e esse verso mexe comigo, porque tenho muito medo de ficar sem a menininha que mora aqui dentro de mim por causa de algumas peças desse mosaico.

    Obrigada por estar aqui...
    Mil beijos,mil Flores.


  34. Sol...
    Razão no relacionamento é impossível. Prefiro me arder no inferno a viver uma vidinha medíocre regada pela razão....muito boa a do PS:, garota, valeu mesmo pelo comentário...monte sua tenda aqui.

    Beijos e flores...


  35. Luana Silva Says:

    Linda, o mosaico é seu, você escolhe quais peças vai deixar na construção da figura final...colocar a peça errada no caminho, acontece, o importante é ter tempo de tirá-la, trocá-la, moldá-la...reinventar...mudar de cor...de som....e tom
    se achar que não está ficando bom!!
    cada um pode tudo na sua própria vida...


  36. Exato Lú...Estou orgulhosa de você flor, escrevendo bem...está até rimando....olha! É muito bom, muito mesmo...Continue!

    Palmas, beijos e flores.
    Brilhe cada vez mais!


  37. Luana Silva Says:

    você viu que chiquetosa que estou, tenho alguém bem talentosa perto de mim pra me inspirar....kkkkkkkkkkk

    bjo linda, só espero que você poste com mais frequencia.

    L.P.


  38. ah me perdoe pela demora......mas o q dizer se todo mundo já disse né..........adoro ler o q escreve.....toca a alma......
    bjo linda
    ah...fiz um blog pra mim tbém.....aparece por lá


  39. O importante é aparecer Roberta.

    Visitarei sem blog...

    Força Sempre!


  40. Gentileza é essencial...
    Mas podemos ter a certeza que nossas escolhas e decisões sempre são as melhores possíveis no momento em que são feitas. Por isso acho que não há o que se preocupar e sim comemorar. Sempre!


Postar um comentário

Deixe sua pegada...

Salvar postagem como PDF: PDF
Licença Creative Commons
Este é um trabalho de Jaqueline Zanetti e está licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.
Baseado em um trabalho para o blog Rota Psicodélica.
  • Eu sou letra simples

    Minha foto
    Ora palavra perdida em frases complexas. Ora frase perdida em textos que de hora em hora contestam a amargura que ora para ser encaixada em versos de rimas doces.