Eu tenho ou não razão?
E quem é que tem razão nesse mundo louco, desprovido de bondade e compaixão? Não há razão nos versos nem nos inversos. Não há canção que cure meu resfriado almático. Somos seres incompreendidos e isolados em nosso submundo febril e velho, cheio de lodo e fungos imaginários. Às vezes pensamos em sair para dar uma volta, e logo ela chega cheia de pudores e santidade, a razão.
Uma senhora distinta, cheia de jóias. Cheira perfume importado. Bem-sucedida, ela faz com que nosso coração fique diminuído diante de sua grande envergadura. Com isso, nossos instintos mais selvagens e puros e nossa essência são desmistificados pela sua ilusória magnitude.
Acredito que onde existe razão, não exista emoção, intensidade, inocência. A razão não permite a plenitude da alegria, atrapalha o calor da paixão, nos impede de mostrar os dois lados do rosto. Tornamos-nos vigilantes da razão e nos perdemos de nós mesmos. Tornamo-nos pessoas tristes e insatisfeitas.
Hoje em dia, nos obrigamos a ter razão em tudo, quando brigamos é porque tivemos nossas razões, quando ofendemos, maltratamos, caluniamos, juramos que temos razão... Não perdoamos porque temos nossas razões. Com isso, o mundo e principalmente nosso submundo chagado tornam-se cada vez mais péssimos lugares para viver, para amar, se apaixonar.
Um amigo me disse que dinheiro é relativamente fácil de conseguir, humor mais ou menos, amor é impossível. E estávamos falando justamente de ir à luta, em busca de novos ideais, novos caminhos, realização de sonhos, viver melhor a vida, mas que existem diversas razões para não o fazermos. Com isso, nossos maiores desejos não são realizados.
A razão atrapalha o curso da vida que, por suas razões, muda o percurso e a paisagem torna-se cada vez mais simplória. Perde todo o mistério e a beleza. Estamos caminhando rumo a um abismo onde não existe mais nada, apenas razões, boas ou más, não importa, não vêm ao caso, pois não nos seduzimos pelo acaso. Apenas pelas boas más e velhas razões!

Jaqueline Zanetti 
45 Responses
  1. Unknown Says:

    muito legal vai em frente uma boa tese.


  2. Valeu Belinha, espero vê-la sempre por aqui. Força Sempre! Grande beijo!


  3. Anônimo Says:

    Somente a força do Amor que o Mestre veio nos mostrar para poder curar todas as chagas dos corações humanos...Um beijo adorei!!!!! vamos em frente...


  4. Edson Herrera Says:

    humm... quer começar a compor pra minha banda não? vc é maravilhosa!!!


  5. Edson, na verdade nosso diálogo me inspirou a escrever esse texto. Se você conversar bastante comigo quem sabe não escrevo letras psicodélicas pra sua banda...Força sempre, brilhe onde estiver...


  6. Cristian Paiutta Says:

    Jaque;

    Quando eu tinha uns 10 anos, uma velha senhora, graduada e pós graduada pela vida, me disse uma frase que na época, por ter pouca idade ou não por não querer entender, passou quase que despercebido pela minha vida, ela disse: “Respeito não se pede e nem se ganha, se conquista!”
    Sempre alegre, de bem com a vida e muito amada, hoje não se encontra mais entre nós, mas me ensinou que esta é a “Razão” da vida e que todos buscamos para viver bem.

    Amiga, parabéns pela iniciativa.


  7. Olá Cris, me sinto honrada em tê-lo por aqui...A "Razão-Respeito" que essa sabia senhora delicadamente te mostrou está camuflada pela Razão Egoista dos dias atuas, fazendo de nós pessoas cada vez mais individualistas e solitárias... "Ser essência muito mais." Força e brilhe sempre. Beijo.


  8. Fe013 Says:

    Ótimo texto. Você escreve muito bem menina, continue assim sempre. Suas palavras nos fazem refletir em muita coisa. Abraços e continue sempre assim.


  9. Legal Fe, obrigada pelas palavras de incentivo... Caminhos alternativos para nós...Força Sempre, grande beijo.


  10. Fe013 Says:

    A razão é algo realmente difícil de se conviver, precisamos dela, mas acabamos dando mais valor a ela do que os próprios sentimentos... acabamos deixando de amar, sonhar e viver com plenitude. Você abordou um tema realmente difícil de debater, porque sempre um vai querer ter mais razão do que o outro e ninguém para para perguntar "Eu tenho ou não razão?".



  11. Edson Herrera Says:

    E para iniciar essa quente tarde de sexta feira, vai uma do Fernando Anitelli só pra vc Jackie:


    Já sonhei nossa roda gigante esconde-esconde em você
    Já avisei todo ser da noite que eu vou cuidar de você
    Vou contar histórias dos dias depois de amanhã
    Vou guardar tuas cores, tua primeira blusa de lã

    Menina vou te guardar comigo
    Menina vou te guardar comigo

    Teu sorriso eu vou deixar na estante para eu ter um dia melhor
    Tua água eu vou buscar na fonte teu passo eu já sei de cor
    Sei nosso primeiro abraço, sei nossa primeira dor
    Sei tua manhã mais bonita, nossa casinha de cobertor

    Menina vou te casar comigo
    Menina vou te casar comigo...Vou te guardar comigo

    Sou teu gesto lindo
    Sou teus pés
    Sou quem olha você dormindo

    Ô menina guardo você comigo
    Menina guardo você comigo

    Nosso canto será o mais bonito Mi Fá Sol Lápis de cor
    Nossa pausa será o nosso grito que a natureza mostrou
    A gente é tão pequeno, gigante no coração
    Quando a noite traz sereno a gente dorme num só colchão

    Menina vou te sonhar comigo
    Menina vou te sonhar comigo

    Sou teu gesto lindo
    Sou teus pés
    Sou quem olha você dormindo

    Ô Menina guardo você comigo


  12. Noooossa Ed, amo essa musica...obrigada por me dedicá-la..."Nosso canto será o mais bonito, MI FÁ SOL LÁpis de cor...


  13. Anônimo Says:

    Muito lindo,palavras que emocionam,e saber que é de vc ainda amiga é mais maravilhoso ainda,as espressoes de cada palavra,parabéns bjus...gata.


  14. Willian, meu camarada d´agua, obrigada pelas palavras de carinhos...vc é meu anônimo preferido das 14:25....


  15. Raoni C@ciqu& Says:

    Somente a força do Amor que o Mestre veio nos mostrar para poder curar todas as chagas dos corações humanos...Um beijo adorei!!!!! vamos em frente... rumos à paz...


  16. Rumo a paz...Obrigada pela sua presença aqui...Força Sempre! Um grande abraço!


  17. Anônimo Says:

    Oii gataa
    amei seu blog não podia ser menos
    vindo de vc.. uma pessoa especial
    com criatividade incrivel
    seu texto é muitoo bom
    profundo e acima de tudo sincero
    ameiiiiii
    lindaa
    PARABÉNSSSSSSSS


  18. Edson Herrera Says:

    Bom dia little Jackie!!! tenha um excelente fim de semana!!!


  19. Sid, meu gato lindo, obrigada e esteja sempre por aqui...


  20. Ed...Bom feriado para voce....Fique bem...
    "Não acomodar com o que incomoda." Seja Feliz!


  21. Maverick Says:

    "Estamos caminhando rumo a um abismo onde não existe mais nada, apenas razões, boas ou más, não importa, não vêm ao caso, pois não nos seduzimos pelo acaso. Apenas pelas boas más e velhas razões!"

    Adorei o texto.....muito show de bola, mas essa parte em especial senti algo forte nessa parte....
    e isso é muito bom.....parabéns o blog é show de bola........


  22. Obrigada Maverick, é bom tê-lo por aqui...Que bom que você gostou do texto e do blog, foi criado para partilhar com pessoas como você todo o amor que tenho pela arte de escrever...Força Sempre...Beijo!


  23. Luana Silva Says:

    "Não me Peçam Razões

    Não me peçam razões, que não as tenho,
    Ou darei quantas queiram: bem sabemos
    Que razões são palavras, todas nascem
    Da mansa hipocrisia que aprendemos.

    Não me peçam razões por que se entenda
    A força de maré que me enche o peito,
    Este estar mal no mundo e nesta lei:
    Não fiz a lei e o mundo não aceito.

    Não me peçam razões, ou que as desculpe,
    Deste modo de amar e destruir:
    Quando a noite é de mais é que amanhece
    A cor de primavera que há-de vir."

    (José Saramago)

    Acredito que cada ser humano neste planeta tem suas razões e buscam a felicidade.
    Tentam sempre acertar nas suas escolhas,sejam elas feitas seguindo a razão ou a emoção, ninguém quer errar, e se errar com certeza teve uma razão pra isso.
    Eu prefiro seguir meu coração, minhas emoções
    cheias de razões que só elas entendem, mas prefiro assim...pois todas as vezes que o fiz diferente me arrependi....ah como eu queria ter ido ao show da alanis...ou ter feito aquela viagem e tantas outras coisas que tive razões para não fazer.
    Agora...as escolhas que fiz seguindo meu coração ah dessas não me arrependo nunca...muitas podem não ter tido o final que esperava ou talvez nem terem acontecido como eu queria, mais me deram momentos impares que farão sempre parte da minha história.

    Lindona, o blog está lindo demais!!!
    Acompanhei de perto cada escolha feita para que ele ficasse perfeito e posso dizer que você conseguiu!!!
    Com certeza estarei sempre por aqui...Bjo!!


  24. "Amor da minha vida, daqui até a eternidade"...Obrigada por acompanhar todas as minhas escolhas, por ficar ao meu lado quando estou com medo e por todo esforço que você faz para amenizar minhas dores, obrigada pelo apoio e carinho. Lú, bom demais ter você na minha vida, no meu espaço, tê-la como personagem do meu espetáculo. Deixo com você o meu melhor abraço...Coragem para seguir suas emoções...Brilhe sempre...Beijo


  25. Anônimo Says:

    Que lindoooo amei suas palavras gatona
    me emocionoo ... realmente ela é uma pessoa
    especiall
    ,, estou muito feliz por vcs estarem
    em minha vida
    amuu vcsss .... ahh gatona ,,
    meus amigos estao elogiando muito
    seu blog
    auaah eu disse que vc era d++
    eles concordamm
    bjaoooooo


  26. Anônimo Says:

    Parabens pelo seu texto, ele alcança a todos que de algum modo são racionais aquilo que nem sempre acreditam, mas seguem por convenção e/ou obrigação. E verdadeiramente a razão nos torna individuos de face dupla nos condicionando a expor a que mais convén. Unilateralidade do ser, ou seja, um ser imcompleto.


  27. Valeu Sid gatão... Amo voce também...


  28. Querido anônimo das 17:22, é bem por ai mesmo, nos deixamos levar muitas vezes pelas razões e a cada escolha, nos tornamos incompletos e tristes...Esteja sempre por aqui...Seja Feliz...Força Sempre!


  29. Lisa Bastos Says:

    Oi maninha!!! Você deve estar pensando: Poxa, até que enfim ela resolveu comentar!! rsrs.
    Mas você sabe que tais comentários já foram diversas vezes tecidos e debatidos desde o parto do seu texto. E o que é melhor, pessoalmente. Então, faço agora apenas ressaltar minha admiração e respeito pela sua escrita que cada vez me comove mais, me invade mais e me revela coisas que eu não poderia pensar nem viver sem um estímulo certeiro.
    Talvez a razão não seja mesmo o que dá sentido à vida e o que nos enriquece de alegrias e satisfações despreocupadas... é estranho não, como ela movimenta tudo com seu braço forte e altivo e como à nossa inteira revelia sedemos espaço para toda essa autoridade sugestiva.
    Será que vale a pena???
    Você me fez enxergar o vértice de uma questão deveras complexa e que, creio eu, atormente as decisões de muitos mortais em "n" situações da vida.
    Por mim, falando assim casualmente, viveria somente pelas emoções, que são as que realmente nos projetam para algum lugar misterioso de extase e inconsequencia, como uma nuance da infancia que não temos mais e talvez, apenas de relance reviveremos...
    Parabéns querida, pelo tema complexo e lúcido e pela colocação estratégica em nossos questionamentos vivenciais.
    Força sempre e até a próxima viagem psicodélica.
    Bjuss.


  30. É isso ai Liliquete...Você e eu somos de fato duas pessoas que se entregam muito mais às emoções do que às razões. As razões tiram o sal da vida e nós não nos rendemos a elas. Independente de ser a primeira ou a última pessoa a comentar, você foi quem de fato viu o texto nascer aqui dentro do meu coração psicodélico. E isso vale muito. Força e brilhe sempre.


  31. Unknown Says:

    Muito bom seu texto Jack.Nossos caminhos, quase sempre são norteados por sentimentos diversos que, em resumo, traduzem o quanto às emoções podem influenciar e interferir em nossas decisões. Em contrapartida, a racionalidade é um instrumento quase matemático na escolha de uma ou outra opção.E você com seu texto conseguiu fazer na mente de cada leitor um questionamento, fez com que cada um para-se e refletisse por uns instantes.No seu texto você fala integramente das razões, mostra quem é realmente ela e no meu caso ao ler refleti muito sobre minha vivencia e realmente você conseguiu capitar sentimentos e razões que já passaram por minha vida e creio que não seja só comigo.Felizmente a razão e a emoção conseguem estar completamente dissociadas entre si. Digo felizmente, porque considero potencialmente perigoso uma decisão tomada baseada em apenas um aspecto, sem o balanceamento do outro.Talvez o ideal ao meu ver fosse um equilíbrio entre o racional e o emocional, com pequenas oscilações para um ou outro lado.Desde já parabéns pelo seu lindo texto e o poder que ele tem e agradeço pela profundidade que ele causa não só em mim mas acredito em muitos também.Continue a brilhar como vc tem feito.TO SAUDADES!!!
    Grande Beijo...Mário!!!


  32. Mário, tem uma frase do Fernando Anitelli que diz assim: "A razão é como uma equação de matemática... tira a prática de sermos um pouco mais de nós!" É bem o que você disse. Realmente o equilíbrio entre a razão e a emoção seria o ideal, mas será que temos discernimento pra isso? Também sinto saudades...Seja muito bem vindo ao blog, e monte sua tenda por aqui... Brilhe onde estiver...


  33. O blog esta lindoo este txto é lindo.
    Pulsa sentimento, o sentimento+vrdadeiro, com as palavras bem colocadas...
    A livre expressão é fntastica...
    Realmente não sei o q dzr, sta perfeitooo...
    Parabns...
    bjãooo


  34. Valeu Deby...Viva a liberdade da escrita...Bem vinda ao blog. Brilhe Sempre!


  35. ✿⊰ Says:

    Gostei mto... siga em frente!
    Bjos


  36. Acaso Says:

    Grande Jackie;

    A incógnita feroz da vida reluz drasticamente mais uma vez com esse seu belo texto.

    O mesmo absorve experiências passadas como também cautela-nos para o futuro, um futuro inserto e obscuro, conforme teu texto diz “rumo a um abismo onde não existe mais nada, apenas razões, boas ou más...”

    Ao deixarmos ir pela razão prepotente e obsoleta, a razão se torna forte, e não deixa espaço para os sentimentos mais ricos dos seres humanos, aqueles que não vemos mais assiduamente, como amor, compaixão, prazer, felicidade... etc...

    Entretanto, subjugar a inexistência dela pode ser insano, até pq ela “Cheira perfume importado” e nos conduz ao racional...

    Porém digo que o que nos falta realmente é o balanceamento dela em nossas vidas...uma balança abstrata, porem real...

    E ir medido-a periodicamente até tentarmos achar o verdadeiro equilíbrio da vida...
    Coisa que acho difícil...

    Confesso, prefiro a irrazão...

    Beijos
    Ótimo blog

    Te adoru, jackie


  37. Ademir DJR Says:

    Achei seu texto muito póetico e de um lirismo lindo, dá uma vontade de querer ler mais e mais...
    Parabéns e continue a nos brindar com textos belíssimos com este.
    Beijão e Muita Paz!!!!!


  38. Gustavo, pessoas como nós são complexas demais...
    Todos os dias somos recarregados de emoção, impulsão, somos felizes??? Eu não sei, mas a gente se diverte pra carambra!!!! Te adoro muito!!!! Beijo enorme...Força e brilhe sempre...


  39. Ademir, meu raro, "a poesia prevaleceeeeee", esteja sempre por aqui...Brilhe onde estiver...


  40. Everton Silveira Says:

    Há ma certa estranheza que habita dentro de alguns, um certo inconformar-se, no sentido de não admitir as formas e fórmulas pré-estabelecidas ... e o resultado desta catarse é a poesia ... a literatura enfim as artes .... forma pela qual devolvemos ao mundo um Eu Inconformado, mas não um eu expresso em forma de revolta, ou violência, ou puro descontentamento. Alguns podem e devem de uma maneira mais sutil apresentar-se a Ser.

    Pela forma que Vc escreve Jaqueline, Vc é uma destas Raras pessoas que tem a possibilidade de deixar para nós um legado de poesia e metáforas ....

    Mais do que isto, seu texto é impregnado de uma certa coragem – acho que acertei a palavra. Pois nos dias de hoje convidar para um certo abandono da razão é assumir uma posição no mínimo audaciosa… ciência, explicações das explicações, porquês dos porquês….isto é o nosso mundo …. mas se a razão tão venerada Deusa, cercada de certezas, ainda admite a miséria, a injustiça, etc. … será que já não é hora de profaná-la AO MENOS UM POUQUINHO….RS … afinal de contas descobrir o verdadeiro sentido das coisas “é querer saber demais…..querer saber demais”

    Antes não sabia qual era o motivo de alguns "inusitados" esbarrões virtuais... talvez agora eu saiba ao menos parte da coisa, porque o tudo não nos pertence....

    Talvez eu esteja deste lado da tê-la digitando para lhe fazer em chamado: um CHAMADO PARA ESCREVER MAIS E MAIS....

    "... a LITERATURA, COMO TODA ARTE, NOS AJUDA A PERCEBER E HABITAR ESSA VIDA VERDADEIRA, QUE SE ENCONTRA A CADA INSTANTE EM TODOS OS HOMENS, TANTO QUANTO NO ARTISTA, MAS QUE A MAIORIA DELES NÃO ENXERGA...É O QUE O ARTISTA EM SUA SINGULARIDADE NOS REVELA...."

    VC É UMA ARTISTA

    Um emocionado beijo e..... parabéns.


  41. Everton,

    Suas palavras me deixaram emocionadas. Sério...Tudo por amor à arte de escrever, é o que eu mais gosto de fazer na vida. Monte sua tenda aqui...Brilhe sempre...beijo!


  42. Wilma Gomes Says:

    Sensacional Rara! Adorei!
    Lembrei de uma música... "E quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração...
    Bjus! Wilma


  43. Will, minha querida rara!!!! quem irá dizer???
    Muito bom ter sua presença por aqui...Fique...
    Força e brilhe sempre...


  44. Jaqueline... Parabéns pelo BLOG!

    Gostei:
    A razão atrapalha o curso da vida que, por suas razões, muda o percurso e a paisagem torna-se cada vez mais simplória. Perde todo o mistério e a beleza.

    Um abraço da nova amiga

    Verluci Almeida


Postar um comentário

Deixe sua pegada...

Salvar postagem como PDF: PDF
Licença Creative Commons
Este é um trabalho de Jaqueline Zanetti e está licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.
Baseado em um trabalho para o blog Rota Psicodélica.
  • Eu sou letra simples

    Minha foto
    Ora palavra perdida em frases complexas. Ora frase perdida em textos que de hora em hora contestam a amargura que ora para ser encaixada em versos de rimas doces.